Criança Feliz ajuda a transformar o futuro de mais de 100 famílias paraminenses
Desde 2016 existe no Brasil o programa Criança Feliz. Promovida pela Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, vinculada ao Ministério da Cidadania, a estratégia implementa políticas públicas para a primeira infância.
No programa, equipes do município acompanham gestantes na preparação para o nascimento do filho, fortalecendo vínculos e apresentando os serviços públicos que podem ser utilizados por estas pessoas. Quando a criança nasce até os três anos de vida, ela também é acompanhada pela equipe.
Em Pará de Minas o programa começou a ser implantado em 2018, com participação de 25 famílias moradoras dos bairros Prefeito Walter Martins, Padre Libério e Residencial Cecília Meireles. Pouco mais de um ano depois o programa se estendeu e 110 famílias moradoras dos bairros Grão-Pará, Novo Horizonte, Redentor, Eldorado e também da zona rural são acompanhadas.
A consultora da Unesco e assessora técnica do Ministério da Cidadania, Daniela Santos, esteve em Pará de Minas para acompanhar a evolução do programa. Ela é responsável pelas ações envolvendo a primeira infância no estado de Minas Gerais e avaliou positivamente o que tem sido realizado em Pará de Minas:
Daniela Santos
danielasantoscriancfeli1
O programa federal é inovador e reconhecido mundialmente. No ano passado, durante a Cúpula Mundial de Inovação para a Educação, que aconteceu no Catar, recebeu o prêmio Wise Awards como uma das seis iniciativas mais inovadoras do mundo. O projeto brasileiro concorreu com outros 481 inscritos do mundo inteiro.
Já são mais de 817 mil crianças e gestantes atendidas e Daniela Santos explicou como o programa funciona na prática:
Daniela Santos
danielasantoscriancfeli2
O prefeito Elias Diniz (PSD) recebeu a consultora da Unesco e participou de encontro realizado na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, responsável pelo programa nos municípios. Ele destaca a importância do projeto para famílias paraminenses:
Elias Diniz
eliasdinizcriancfeli1
Quem quiser conhecer o programa Criança Feliz deve procurar um dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de casa ou a Secretaria Municipal de Assistência Social, localizada na rua do Acre, nº 84, Centro. O telefone para mais informações é o (37) 3233-5900.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.