Trump diz que reduzirá tarifas de importação do café nos EUA para diminuir custos para o consumidor

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comunicou que irá promover uma redução nas tarifas de importação que incidem sobre o café em um futuro próximo. A declaração, concedida durante uma entrevista à Fox News na terça-feira (11), foi feita após questionamentos sobre a recente elevação de preços do produto no mercado norte-americano.

“Vamos reduzir algumas tarifas e vamos deixar entrar mais café. Tudo isso acontecerá muito rápido e com muita facilidade. É um processo cirúrgico bonito de se ver. Nossos custos de importação estão muito mais baixos”, afirmou o presidente, sem especificar quais países serão os beneficiados pela mudança.

Redução de custos e impacto na economia
A informação foi corroborada pelo secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, que, em outra entrevista à mesma emissora, confirmou que os norte-americanos verão “anúncios substanciais” nos próximos dias. O foco da medida é a redução de preços de diversos produtos não cultivados em solo americano, como café e bananas.

Bessent também não forneceu detalhes sobre a metodologia da redução tarifária, mas garantiu que a queda de preços será sentida “muito rapidamente”. Ele ainda projetou que os norte-americanos terão uma percepção mais positiva sobre a economia já no primeiro semestre de 2026.

Brasil: principal fornecedor dos EUA
Embora Trump não tenha citado o Brasil, o país é o principal exportador de café para os Estados Unidos, sendo o destino de 16% das exportações brasileiras do produto. O café brasileiro responde por mais de 30% do mercado norte-americano.

Em 2024, os EUA estavam entre os maiores compradores do café nacional, especialmente dos cafés especiais, adquirindo cerca de 2 milhões de sacas, o que gerou uma receita anual superior a US$ 550 milhões.

Os ministérios brasileiros do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o Itamaraty informaram que estão acompanhando o caso, mas aguardam um posicionamento oficial do governo norte-americano sobre os detalhes da medida. Com informações da Agência Brasil

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!