Diabetes afeta mais de 500 milhões de pessoas e médica alerta sobre riscos e tratamentos disponíveis na Saúde pública em Pará de Minas

Especialistas alertam que o Diabetes é uma doença silenciosa que que afeta aproximadamente 537 milhões de adultos no mundo, de acordo com dados da International Diabetes Federation (IDF).

Para se ter ideia dos riscos de acometimento das pessoas quanto ao diabetes, em 1991 quando foi instituído o Dia Mundial do Diabetes, lembrado em 14 de novembro,  eram 108 milhões de pessoas com a doença. Passados pouco mais de 30 anos, o número amentou em mais de 400%. Desse total, estima-se que 90% das pessoas são diagnosticadas com o diabetes do tipo 2.

A data é importante para alertar as pessoas quanto a necessidade de cuidados com relação à doença, para evitá-la ou mesmo mantê-la sob controle. Isso passa por mudanças de hábitos, como não consumir alimentos em excesso, eliminar da dieta aqueles produtos ultra processados com muito açúcar, incluir atividades físicas na rotina vida, entre outros cuidados básicos.

Atenta a todos esses fatores, a médica e nutróloga Virgínia Mascarello, que atende na Unidade Básica de Saúde (UBS) Nossa Senhora da Piedade em Pará de Minas, afirma que o diabetes pode ser diagnosticado de duas formas. Também aponta fatores de risco, como a obesidade e sedentarismo:

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

Virgínia Mascarello
diabetesvirginia1

Ela alerta que quem já tem a doença precisa tomar alguns cuidados em relação a alimentação e praticar atividades físicas. É preciso fazer acompanhamento com profissionais disponíveis na rede pública de saúde do município:

Virgínia Mascarello
diabetesvirginia2

Virgínia Mascarello deixa claro que quanto antes o diabetes for diagnosticado melhor. Acrescenta que em alguns casos é possível até reverter o quadro quando detectado na fase inicial da doença, chamada pré-diabetes. Caso seja descoberto tardiamente, tem controle:

Virgínia Mascarello
diabetesvirginia3

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece o tratamento para controle de diabetes, medicamentos e até o glicosímetro. Em Pará de Minas os pacientes podem sem ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e por especialistas no Ambulatório Médico de Especialidades (AME):

Virgínia Mascarello
diabetesvirginia4

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a prática regular de exercício físico contribui muito no processo de combate ao diabetes. A OMS recomenda que as pessoas pratiquem, no mínimo, 150 minutos por semana de atividade física. Também alerta que não se deve passar mais do que dois dias sem praticar exercícios físicos.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!