Espalhar santinhos, fazer boca de urna e transportar eleitores são crimes eleitorais, alerta promotor

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) através das promotorias eleitorais tem feito valer as leis durante o processo eleitoral nos municípios. Em Pará de Minas o trabalho é intenso e muitas denúncias foram feitas.

Todas elas, até agora, foram analisadas e quando foram constatadas irregularidades, a Justiça Eleitoral proferiu as decisões. Exemplo de candidatos que tiveram que recolher material de campanha que estava em desacordo com a lei eleitoral.

Após semanas de muito trabalho enfim, o dia da democracia está chegando e o domingo, 15 de novembro, também será intenso para as forças de segurança. Infelizmente muitos ainda insistem em infringir as leis eleitorais e um esquema especial de segurança foi feito para manter a ordem nas seções e também nas ruas de Pará de Minas.

Alguns crimes eleitorais sempre são registrados. A boca de urna é um dos mais cometidos no dia da votação. E quem aliciar o eleitor sofrerá sanções, como disse ao Portal GRNEWS o promotor eleitoral Renato Vasconcelos:


Renato Vasconcelos

renavasconcelosdicaseleic1

Outra dica para os candidatos repassada pelo promotor é quanto ao transporte de eleitores. Ele só pode levar a família até a seção de votação:

Renato Vasconcelos
renavasconcelosdicaseleic2

Quanto aos santinhos e outros materiais de campanha, Renato Vasconcelos sugere que os partidos entreguem o que sobrou para a justiça eleitoral ou em associações de catadores de materiais recicláveis. A intenção é evitar que o dia da votação amanheça com papeis jogados nas portas das seções:

Renato Vasconcelos
renavasconcelosdicaseleic3

A Ascamp inclusive está com uma campanha como essa, solicitando aos partidos que entreguem na associação todo material reciclável que sobrou. O Portal GRNEWS adiantou a informação e para saber como fazer a entrega clique AQUI.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!