Busca por financiamento de carros cresce 50% na internet e revela consumidor mais preparado

Com a constante evolução do cenário econômico, a busca por crédito se mantém como uma alternativa essencial para os brasileiros, tanto para despesas diárias quanto para aquisições de maior valor, como é o caso dos veículos. Essa modalidade é uma grande aliada no mercado automotivo, possibilitando a compra de carros para diferentes necessidades.

Dados apurados pela Webmotors comprovam essa forte inclinação. Em um período de um ano, as pesquisas online por financiamento de veículos registraram um aumento de 50%, ultrapassando a marca de 16 milhões de buscas.

A relevância do tema é confirmada pela alta em palavras-chave relacionadas, como “financiadora de carros”, que também cresceu 50%, e “simular financiamento de carro”, que teve uma elevação de 22%. Esse cenário acompanha o bom desempenho do mercado, que observou um aumento de 14% nas vendas em 2024. A relevância do financiamento é ainda mais evidente em dados da B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), que indicam que 20% dos 7,2 milhões de veículos vendidos no ano passado, ou seja, 7,2 milhões de unidades, saíram das lojas por meio de financiamentos.

A jornada de decisão digital
Para Mariana Perez, CPO da Webmotors, os números refletem o comportamento de consumidores que buscam comprar ou trocar de veículo. Ela destaca que a demanda por informações detalhadas revela um público mais consciente e bem informado. “Eles utilizam a internet para entender, comparar e simular, ganhando autonomia e segurança na hora de fazer a escolha e fechar o negócio”, explica.

A executiva reforça que a pesquisa online se consolidou como uma etapa crucial na jornada de decisão. “Quando acontece a compra, efetivamente, boa parte das pessoas já passou por um longo processo decisório, que envolve o consumo de muitas informações na internet. Assim, o aumento da procura por financiamento revela como essa modalidade tem se tornado, de fato, a alternativa mais interessante para adquirir ou trocar um veículo”.

As principais dúvidas dos internautas
O alto volume de pesquisas indica que o crédito para carros é de grande interesse, mas o que exatamente os brasileiros buscam saber sobre o tema? Os dados apontam que as dúvidas se concentram em como simular e calcular as vantagens da operação.

Como funciona o financiamento de veículo
O financiamento é uma operação de crédito na qual uma instituição financeira, como um banco, fornece o dinheiro para que o comprador adquira o carro. Em vez de pagar o valor total de uma vez, o cliente quita a dívida em parcelas mensais, que incluem o valor principal acrescido de juros. Durante a vigência do contrato, o veículo geralmente serve como garantia de pagamento até a quitação da última parcela.

Como calcular o financiamento de carro
Para realizar o cálculo, é necessário considerar diversos fatores: o preço total do veículo, o valor da entrada (se houver), a taxa de juros aplicada, o Custo Efetivo Total (CET) da transação e o prazo de pagamento em meses. Essas variáveis determinam o valor final da prestação mensal e o montante total pago ao longo do tempo. Para estimativas precisas, o uso de simuladores online é essencial, pois eles ajudam a visualizar o impacto das diferentes taxas e prazos nas parcelas.

Como simular o financiamento de carro
A simulação é uma ferramenta digital que permite ao interessado realizar projeções de crédito de forma rápida. Para simular, basta inserir dados básicos como o valor do automóvel, a quantia disponível para a entrada e o tempo desejado para o pagamento. A ferramenta, então, calcula as parcelas mensais estimadas, o total a ser pago e os juros envolvidos.

Mariana Perez conclui que o cenário recente mostra que o financiamento automotivo segue em alta, e a análise das buscas online e das dúvidas dos consumidores reforçam essa dinâmica. “A tendência é que cada vez mais consumidores utilizem a internet para planejar, comparar e tomar decisões de compra, além de usar do ambiente digital para comprar e vender veículos, transformando o mercado automotivo em um ambiente mais prático e acessível”. Com informações da Assessoria de Comunicação da Webmotors

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!