Prefeito e secretário de Saúde acompanham atendimentos na UPA 24 Horas pelo celular
Desde que foi inaugurada em Pará de Minas, a equipe da Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas, trabalha utilizando um moderno sistema de prontuário eletrônico para assegurar a celeridade nos serviços.
Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter
A nova estrutura física foi projetada de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. O atendimento aos pacientes é feito com base no Protocolo de Manchester e prevê as diferentes gravidades dos casos.
Como todo sistema novo, estão sendo feitas adequações no fluxograma para que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) possam ter uma assistência digna, com o diagnóstico preciso e de forma ágil.
A UPA conta com o laboratório de análises funcionando durante 24 horas e um aparelho de Raio-X. Além disso, existem leitos e equipamentos para as emergências e a sala vermelha para atender vítimas de acidentes de trânsito.
O prontuário eletrônico vem sendo interligado com os postos de saúde e a Policlínica Nossa Senhora da Piedade. Tudo feito em rede para que os dados sobre atendimentos e tratamentos estejam disponíveis aos profissionais de saúde.
Agora o prefeito Elias Diniz (PSD) e o secretário municipal de Cultura, Comunicação Institucional, Esportes, Lazer e Turismo, e interno da Saúde, Paulo Duarte, monitoram todos os atendimentos realizados na UPA 24 horas por meio de um aplicativo de celular. O programa mostra dados estatísticos e gráficos.
Esse banco de dados mostra ao gestor público como os usuários estão sendo atendidos pelo sistema de saúde. A partir daí é possível verificar quais as adequações precisam ser feitas para melhorar a assistência prestada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS):
Elias Diniz
upaeliasdiniz1
Ele diz ainda que muitas pessoas procuram a UPA quando deveriam buscar o atendimento no Programa de Saúde da Família (PSF). Dessa forma o pronto socorro não é sobrecarregado:
Elias Diniz
upaeliasdiniz2
Á UPA 24 horas foi inaugurada no dia 29 de junho, durante solenidade que contou com a presença de várias autoridades. O Pronto Atendimento Municipal José Porfírio de Oliveira foi desativado a partir de 30 de junho de 2017 e o prédio passará por reformas futuramente visando sua utilização para outras demandas da saúde.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.