Mais uma escola pode ser fechada em Pará de Minas; Secretaria de Estado de Educação não confirma

A denúncia foi feita pelo vereador Rodrigo Alves Meneses (MDB) que foi até a Escola Estadual Cândida Alvarenga Mendonça, localizada no Distrito de Carioca, Município de Pará de Minas, e conversou com a direção da instituição. Eles confirmaram os rumores de um possível fechamento da escola, já programado para os próximos dias.

Direção, professores e outros funcionários da instituição, passaram então a colher assinaturas de estudantes e moradores de Carioca que se posicionam contra o fechamento da única escola do distrito. A instituição é também utilizada por quem mora em sítios e fazendas próximas.

A notícia não é novidade em Pará de Minas. Só este ano, duas escolas estaduais estiveram prestes a ser fechadas na cidade. A Lenir Medina, localizada no Bairro Santos Dumont, que segundo a Superintendência Regional de Ensino (SRE) está com poucos alunos e com problemas na estrutura física, o que causa até riscos a quem estuda e trabalha no local. Após muitas manifestações, o governo estadual decidiu tirar apenas o segundo ano do ensino fundamental para 2020 e manter a escola funcionando.

Outra escola que ainda corre o risco de ser fechada é a Joaquim Luiz Gonzaga, em Ascensão, zona rural de Pará de Minas. Além da falta de alunos, segundo o Estado, custa caro manter aquela instituição.

Em Carioca, os estudantes devem ser transferidos para o Distrito de Torneiros, um trajeto de nove quilômetros, que demora cerca de 14 minutos de carro.

O vereador Rodrigo Alves Meneses, morador de Torneiros, acredita que este posicionamento do governador Romeu Zema (Novo) em fechar escolas é vergonhoso e classifica a ação como retrocesso:

Rodrigo Alves Meneses
rodrigoalvesfechaesccar1


O vereador ainda faz um questionamento e pede ao Executivo estadual que corte gastos de outra forma:

Rodrigo Alves Meneses
rodrigoalvesfechaesccar2

A reportagem do Portal GRNEWS procurou a SRE logo após a denúncia do vereador. Segundo a secretária de Tânia Morato, a superintendente só se pronunciará sobre o assunto quando a Secretaria de Estado de Educação (SEE) confirmar a situação destas escolas. Explicou ainda que a Secretaria está em processo de planejamento e ainda não tem nada definido sobre as instituições de Pará de Minas.

A reportagem do Portal GRNEWS também procurou a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Educação. e foi informada que o plano para a Educação em 2020 seria fechado nesta terça-feira, 12 de novembro, e que não há previsão de fechamento da escola no Distrito de Carioca.

A equipe do Portal GRNEWS apurou também que em breve será publicado no Diário Oficial de Minas Gerais que três escolas estaduais de Pará de Minas não oferecerão em 2020, o 1º ano do Ensino Fundamental. São elas, a Torquato de Almeida, Clóvis Salgado e Frei Concórdio. Os estudantes do ano inicial deverão ser matriculados nas escolas municipais.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!