Município quer construir sede própria do Centro POP e ex-secretário afirma que já deixou projeto pronto

Como o Portal GRNEWS adiantou, vereadores paraminenses questionaram a falta de estrutura do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) de Pará de Minas. Eles criticaram o novo imóvel destinado a atender os moradores de rua, além de questionar as equipes que atuam no espaço, não sendo, segundo eles, profissionais da área.

Diante da situação o Portal GRNEWS foi até o espaço e viu de perto como está o local. Como tiveram que encontrar um novo imóvel para abrigar o Centro POP em apenas quatro dias, tudo foi feito às pressas e desde então a casa passa por uma grande reforma. Mesmo assim os moradores não deixaram de ser atendidos, tendo acompanhamento com profissionais e também lanches e alimentação, além de poderem tomar banho e lavar suas roupas.

A situação do Centro POP é repensada a cada gestão municipal. Há anos funcionava na Rua Coronel Domingos, no bairro Nossa Senhora das Graças, mas devido à pressão dos moradores da região teve que mudar de local e há quatro meses funciona na Praça Galba Veloso, no mesmo bairro.

Mas durante participação do programa Papo com Geraldo Rodrigues – PGR – apresentado de segunda a sexta, a partir das 13 horas, pelo canal grnewsnoticias no YouTube, pelo facebook.com/grnews e através do aplicativo GRNEWS Play, o secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Flávio Medina Neto, disse que o Município tem a intenção de construir a sede própria do Centro POP:


Flávio Medina Neto

flaviomedinacp100921

Porém, quando foi inaugurado, a intenção era ficar naquele espaço por poucos meses. Um projeto foi feito para levar o Centro POP para o bairro Providência, na área onde foi construído o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS). Ali também seria implantado o Instituto Integrar Vidas, ou seja, os usuários teriam na mesma área, o local para passar o dia e a noite.

As informações foram repassadas durante o Papo com Geraldo Rodrigues – PGR –, por Daniel Barbosa, que à época era secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Pará de Minas e ajudou na implantação do programa. Ele deu os detalhes deste projeto que ficou pronto na prefeitura ao fim da gestão do ex-prefeito Antônio Júlio de Faria (MDB):


Daniel Barbosa

danielcp1

A Secretaria Nacional de Renda e Cidadania e da Secretaria Nacional de Assistência Social, vinculadas ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) orientam, através de documento, que o Centro POP deve ficar localizado em um local “de fácil acesso, com maior concentração e trânsito das pessoas em situação de rua. Nas metrópoles, e até mesmo em municípios de grande porte, o diagnóstico sócio territorial poderá apontar outras áreas de maior concentração e trânsito das pessoas em situação de rua, para além da região central”. Não há na legislação que o equipamento deva ser implantado somente nos centros das cidades.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!