Polícia Militar do Meio Ambiente deflagra fiscalização preventiva em indústrias de mineração e laticínios
O governo de Minas Gerais promove em todo o estado a Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria (FAPI). As empresas que aderirem ao recebem gratuitamente o atendimento do Programa Minas Sustentável.
A FAPI faz parte de um programa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), desenvolvido em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e a Polícia Militar.
Um analista da FIEMG realiza uma visita técnica ao empreendimento e faz uma avaliação de toda a parte documental e processual. Se for constatada alguma inconformidade é gerado um plano de ação.
O objetivo é que a empresa tenha a oportunidade de se adequar e não ser penalizada durante a fiscalização. Com isso o empreendimento evita autuação ou abertura de processo ou sanção civil, administrativa ou penal.
De acordo com o sargento Wagner Patrício Gomes, do 3º Grupamento da Polícia Militar de Meio Ambiente, a operação é realizada em parceria com outros órgãos ambientais e serão fiscalizadas empresas de mineração e laticínios:
Wagner Patrício Gomes
operacaofapissargentowagnerpatricio1
O foco da fiscalização analisará toda a documentação ambiental das empresas dos respectivos segmentos. Na sequencia os policiais militares visitam as dependências das empresas para verificar a existência ou não de degradação ao meio ambiente:
Wagner Patrício Gomes
operacaofapissargentowagnerpatricio2
A fiscalização já ajudou várias empresas no processo de regularização ambiental. Foram verificados processos e exigido o cumprimento das normas legais para evitar a degradação do meio ambiente.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.