Bairros e distritos terão conselhos locais para discutir demandas da saúde em Pará de Minas

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) é responsável por todas as questões envolvendo o setor em uma cidade, como acompanhar as verbas que chegam pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e os repasses de programas federais, ajuda na execução de ações e participa da elaboração das metas para a saúde.

O Conselho pode ainda criar núcleos regionais que discutem a saúde naquele bairro ou área. Eles são chamados de Conselho Local de Saúde e são formados pelos próprios usuário e trabalhadores do setor. Com isso fica mais fácil pontuar as demandas e buscar soluções.

Há alguns anos existiam em Pará de Minas alguns conselhos locais, porém com o tempo foram sendo suspensos. Nesta semana um deles foi reativado, no bairro Serra Verde.

Os moradores daquele bairro agora trabalham na elaboração de ações de saúde, discussão dos problemas da área e mobilizando a população, como explica o presidente do CMS Flávio Medina Neto:


Flávio Medina Neto
flaviomedinacls1

Os conselhos locais não tem poder de decisão, porém repassam ao Conselho Municipal de Saúde as demandas e ele sim pode promover ações de mudança:

Flávio Medina Neto
flaviomedinacls2

A expectativa agora é criar conselhos locais em outros bairros e distritos, mas pra isso a população deve participar:

Flávio Medina Neto
flaviomedinacls3

Quem quiser mais informações e até mesmo participar do Conselho Local de Saúde deve procurar a Casa dos Conselhos. A sede está localizada na Rua Doutor Cândido, 26, Centro, e o telefone para informações é o (37) 3236-3297.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!