GRNEWS TV: Progressão precoce acende alerta para prevenção desde cedo ao Ceratocone, doença que não tem cura
Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, Dr. Leonardo Torquettti, Oftalmologista do Centro de Excelência em Oftalmologia (CEO Clínica), especialista em córnea, catarata e cirurgia refrativa esclareceu tudo sobre o Ceratocone e como ele afeta a visão das pessoas.
Diagnóstico cada vez mais precoce
O Ceratocone, historicamente identificado na adolescência entre os 12 e 14 anos, tem se manifestado cada vez mais cedo. Casos em crianças de até 7 anos têm sido registrados com frequência, e com evolução mais agressiva. O problema pode estar relacionado ao excesso de tempo em frente às telas e à baixa exposição ao sol, o que leva à diminuição nos níveis de vitamina D — fator que, segundo estudos, tem relação direta com o surgimento da doença.
Tratamento clínico e cirúrgico
Embora o Ceratocone não tenha cura, é possível controlar sua progressão. O tratamento clínico inclui o controle de alergias e o uso de colírios que ajudam a preservar o colágeno da córnea. Já os procedimentos cirúrgicos, como o implante de anel intracorneano, são indicados em casos mais avançados. A boa notícia é que, com diagnóstico precoce e acompanhamento adequado, é possível estabilizar o quadro e preservar a visão.
Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

