Ligações de telemarketing irritam os consumidores e PROCON orienta como bloquear as chamadas

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

Quem nunca recebeu aquela ligação de um DDD desconhecido. As chamadas são tantas que virou até meme nas redes sociais. A maioria das pessoas reclama que não gosta deste tipo de ligação, que muitas vezes chama, chama, e quanto atende, desliga.

Nas lojas de aplicativos há opções para baixar apps que garantem bloquear estas ligações, mas sempre aparecem novos números.

Em Minas Gerais o consumidor pode escolher se quer receber ligações ou mensagens de texto oferecendo produtos e serviços. A “Lista Antimarketing” é um serviço gerenciado pelo Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) conforme determina a lei 19.095 de 2010. No sistema de bloqueio é possível cadastrar números de telefones fixo ou móvel.

Esta, segundo o coordenador do Procon de Pará de Minas Bruno Soares de Souza, é a forma mais eficaz de acabar de vez com a estratégia insistente das empresas:


Bruno Soares de Souza
brunosoareslistaanti1

Com a quantidade de ligações em um só dia, a ação pode ser considerada até mesmo de importunação e constrangimento, daí a empresa pode inclusive ser processada.

Em alguns casos a insistência foi tanta que para se ver livre do telemarketing indesejado o consumidor fechou negócio mesmo contra sua vontade. Segundo Bruno Soares há como reverter a situação:

Bruno Soares de Souza
brunosoareslistaanti2

Quem quiser bloquear os números de telemarketing deve acessar o portal do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Nele é feito o cadastro do novo usuário que inscreve os números que não desejam receber as ligações. Em no máximo 30 dias os telefones são adicionados à lista de impedimento.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

Don`t copy text!