Ligações de telemarketing irritam os consumidores e PROCON orienta como bloquear as chamadas
Quem nunca recebeu aquela ligação de um DDD desconhecido. As chamadas são tantas que virou até meme nas redes sociais. A maioria das pessoas reclama que não gosta deste tipo de ligação, que muitas vezes chama, chama, e quanto atende, desliga.
Nas lojas de aplicativos há opções para baixar apps que garantem bloquear estas ligações, mas sempre aparecem novos números.
Em Minas Gerais o consumidor pode escolher se quer receber ligações ou mensagens de texto oferecendo produtos e serviços. A “Lista Antimarketing” é um serviço gerenciado pelo Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) conforme determina a lei 19.095 de 2010. No sistema de bloqueio é possível cadastrar números de telefones fixo ou móvel.
Esta, segundo o coordenador do Procon de Pará de Minas Bruno Soares de Souza, é a forma mais eficaz de acabar de vez com a estratégia insistente das empresas:
Bruno Soares de Souza
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Com a quantidade de ligações em um só dia, a ação pode ser considerada até mesmo de importunação e constrangimento, daí a empresa pode inclusive ser processada.
Em alguns casos a insistência foi tanta que para se ver livre do telemarketing indesejado o consumidor fechou negócio mesmo contra sua vontade. Segundo Bruno Soares há como reverter a situação:
Bruno Soares de Souza
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Quem quiser bloquear os números de telemarketing deve acessar o portal do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Nele é feito o cadastro do novo usuário que inscreve os números que não desejam receber as ligações. Em no máximo 30 dias os telefones são adicionados à lista de impedimento.
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