Engenheiro de eficiência energética dá dicas de economia na conta de energia elétrica; chuveiro é o grande vilão
Com mais pessoas em casa durante esta pandemia do novo coronavírus, os gastos domésticos cresceram. Se antes as luzes e equipamentos elétricos eram ligados com maior frequência após as 18 horas, tem residência que tudo agora fica ligado o dia inteiro. Na cozinha os gastos também cresceram com os alimentos. Quanto mais gente em casa, mais comida tem que comprar.
Diante disso tem muita gente recorrendo a maneiras de economizar. Na conta de energia elétrica isso é possível adotando alguns métodos simples e básicos, que no final do mês podem fazer muita diferença.
O engenheiro de eficiência energética da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Thiago Douglas Batista, dá dicas importantes. Ele ressalta que o chuveiro elétrico pode ser o grande vilão da conta de energia, por isso é preciso cuidado, antes de tudo, na hora da compra do equipamento. O chuveiro pode ser responsável por 30% da fatura de energia de uma família.
A primeira dica do engenheiro é sobre a potência do equipamento que a família vai adquirir. Quanto maior, mais energia ele vai consumir e no fim do mês a diferença pode ser grande:
Thiago Douglas Batista
thiagodouchuv1
Após a compra, hora de prestar atenção ao tempo de uso do equipamento. O consumo é dado por uma fórmula simples, “potência vezes tempo de utilização”. Isso também influencia no valor da conta de energia.
O engenheiro também alerta para a instalação do chuveiro:
Thiago Douglas Batista
thiagodouchuv2
Thiago Douglas dá outras dicas importantes. Antes de qualquer intervenção nas instalações elétricas é imprescindível desligar o disjuntor. Caso a resistência do chuveiro queime, adquira outra nas mesmas características da original. Isso ajuda a economizar, já que o equipamento está preparado para aquele modelo, além de não correr o risco de estragar a fiação elétrica.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.