Campanha contra a violência sexual infantil em Pará de Minas envolve instituições promovendo educação, conscientização e acolhimento

Durante o mês de maio, o Município de Pará de Minas está mobilizado no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. A iniciativa é liderada pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, com o apoio do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e diversas instituições parceiras, como a Secretaria de Saúde, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal, Conselho da Mulher, Câmara Municipal e Procuradoria da Mulher do Legislativo paraminense.
As ações fazem parte de uma campanha mais ampla que, embora concentrada em maio — mês em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio) —, visa sensibilizar a sociedade para um problema que exige atenção o ano inteiro.
Blitzen, atividades educativas e passeata encerram o mês
A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Cláudia Assunção Faria, programação inclui atividades educativas em escolas e projetos sociais, com o objetivo de conscientizar crianças, adolescentes e suas famílias sobre os riscos, sinais e formas de prevenção da violência sexual. Estão previstas blitzen informativas, orientações comunitárias e uma passeata na região central de Pará de Minas:
Cláudia Assunção Faria

CREAS atua no acolhimento e no encaminhamento de vítimas
O CREAS é a principal referência para o atendimento de crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual. Segundo a coordenadora do órgão, a advogada Mariane Melo, o trabalho vai além do acolhimento inicial. O centro realiza acompanhamento psicossocial das vítimas e de suas famílias, além de encaminhá-las à rede de proteção social e ao sistema de garantia de direitos, como Ministério Público, Polícia Civil e serviços de saúde.
Ela reforça a importância da vigilância dos responsáveis sobre os conteúdos consumidos pelas crianças e adolescentes na internet.
Denúncias são fundamentais e podem ser feitas anonimamente
Para combater eficazmente esse tipo de violência, é essencial que casos suspeitos sejam denunciados. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Disque 100 ou diretamente ao Conselho Tutelar.
Apesar de o número real de casos ainda ser subnotificado, o CREAS registra semanalmente denúncias e acompanha famílias em situação de vulnerabilidade. Há também casos em que o suporte é buscado diretamente em unidades de saúde ou por meio de acompanhamento psicológico particular.
Mariane Melo
A campanha de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes realizada neste mês de maio reforça a necessidade de manter o tema em pauta e de construir uma rede de proteção ativa e participativa.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.