Usina do Carioca em estado de alerta após fortes chuvas em Itaúna; Conceição do Pará deve ser cidade mais atingida

Desde domingo (09) os moradores do Centro-Oeste de Minas Gerais estão apreensivos com a possibilidade da barragem da Usina do Carioca se romper. É que caso isto aconteça, muita água será jogada no Rio São João fazendo até mesmo com que cidades sejam alagadas.

Algumas informações falsas surgiram ao longo dos últimos dias deixando ainda mais apreensivas as pessoas que moram próximas ao rio. Muitas tiveram que deixar suas casas por risco de inundação.

Na região de Conceição do Pará famílias e internos de uma casa de recuperação ficaram ilhados, mas foram resgatados na segunda-feira (10).

Órgãos competentes e representantes das prefeituras da região tem monitorado a barragem, além da empresa Santanense, proprietária da usina hidrelétrica.

Nesta terça-feira, 11 de janeiro, um comunicado oficial feito às 9 horas trouxe novas informações a respeito da barragem, garantindo que ela permanece estável, sem rompimento. O Portal GRNEWS teve acesso ao documento que traz informações importantes.

Porém, devido o volume de chuva registrado em Itaúna, de 68mm entre 19 horas de 10 de janeiro às 6 horas desta terça, 11, o estado de alerta permanece sobre a região e nas instalações da barragem.

Infelizmente, segundo comunicado da Santanense, a previsão é que as consequências deste volume de chuvas atinjam a região na noite de hoje.

A empresa pede ainda em comunicado oficial, que “a população deve seguir rigorosamente as orientações das autoridades públicas competentes, notadamente da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. As condições da barragem estão sendo monitoradas, bem como as vazões afluentes ao reservatório da barragem.”

A Santanense garantiu ainda que segue em contato permanente com as autoridades e órgãos públicos e que as defesas civis e o Corpo de Bombeiros possuem os mapas de possível inundação, devendo a população manter-se afastada da região diante dos riscos já noticiados.

Autoridades dos municípios da região temem que a cidade de Conceição do Pará será uma das mais afetadas, por isso pediu que os moradores procurem casas de familiares ou os abrigos montados pelas prefeituras.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!