Vereador cobra solução para usuários da UBS Seringueiras; secretário diz que contêineres serão instalados este mês

Os moradores do Residencial Xavier Capanema, conhecido popularmente como Seringueiras, em Pará de Minas, estão insatisfeitos com a interdição da UBS Seringueiras, desde o dia 7 de janeiro de 2022, em decorrência de problemas estruturais desencadeados pelo período de chuvas intensas no município.

Já se passaram mais de 11 meses e uma solução ainda não foi encontrada. Os usuários reclamam que precisam se deslocar até a UBS do Bairro Prefeito Walter Martins Ferreira, que também passa por reformas e fica sempre lotada. As queixas aumentam por parte de pessoas idosas, com deficiência física ou mobilidade reduzida, além de mulheres com crianças pequenas. Outros moradores daquela região são atendidos na Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada na parte baixa do Bairro Santos Dumont.

A Prefeitura de Pará de Minas já havia licitado pelo valor de R$ 140 mil a contratação de uma empresa que instalaria contêineres nas imediações da UBS Seringueiras. Esses módulos já foram usados durante a pandemia de Covid-19 como hospital de campanha e seriam úteis para atender a população até que as obras de reforma da UBS Seringueiras fossem executadas.

Porém, por questões administrativas diversas, como necessidade de construir uma base para instalar os módulos, redes de água, esgoto, energia elétrica e internet, além de contratações extras de outros servidores, a licitação foi cancelada.

Neste processo em busca de solução a Secretaria Municipal de Saúde negociou com a Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba (ICISMEP) a instalação dos módulos por um preço mais em conta. Também incluiu no pacote profissionais de Saúde para atender a população e insumos necessários. Mas ainda precisa da base e outros serviços para que os módulos sejam afixados.

Como a situação ainda não foi resolvida, os moradores daquela região intensificaram as reclamações. O vereador Leandro Guimarães Vieira (PTB) acompanha de perto o caso e falou ao Portal GRNEWS cobrando providências urgentes para melhorar o atendimento ofertado aos usuários do Sistema único de Saúde (SUS) naquela região de Pará de Minas:


Leandro Guimarães Vieira
ubsleo1

Ele salienta que a UBS do Bairro Prefeito Walter Martins Ferreira está passando por reformas, assim como ocorreu com a Unidade Básica de Saúde do Bairro Padre Libério. E sobre os contêineres para a UBS Seringueiras ele prevê que o contrato inicial de seis meses deverá ser prorrogado, uma vez que as obras de reforma daquele equipamento público não devem ser concluídas neste período:

Leandro Guimarães Vieira
ubsleo2

O secretário municipal de Saúde, Wagner Magesty, também foi ouvido pela reportagem do Portal GRNEWS sobre o assunto. Ele disse que se solidariza e entende a insatisfação dos usuários que utilizavam até janeiro deste ano a UBS Seringueiras. Acrescenta que nem tudo depende de sua pasta e lembra que outros equipamentos da Saúde sofreram danos provocados pelas chuvas:


Wagner Magesty
ubswagner1

Sobre a iniciativa de instalar contêineres nas proximidades da UBS Seringueiras, o projeto está previsto para começar a ser executado dia 16 de novembro. Antes disso a prefeitura deve providenciar a construção da base e de redes no local onde serão instalados os módulos:

Wagner Magesty
ubswagner2

Wagner Magesty disse ainda que a Secretaria Municipal de Saúde tentou alugar um espaço naquela região, mas não encontrou nenhum imóvel que atendesse as necessidades. Por isso, a saída foi concentrar os atendimentos na UBS do Bairro Prefeito Walter Martins Ferreira e na UBS da parte baixa do Bairro Santos Dumont.

Inclusive, aquela Unidade Básica de Saúde também sofreu danos e quase foi interditada. A equipe da Prefeitura de Pará de Minas precisou realizar uma reforma emergencial para conter um deslocamento de terra nos fundos da UBS, o que poderia provocar sérios danos estruturais se não fosse contido.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!