Prefeito decreta intervenção no Hospital Nossa Senhora da Conceição para garantir atendimentos e transparência

O prefeito de Pará de Minas Elias Diniz (PSD) informou na manhã desta sexta-feira, 10 de novembro, que foi decretada a intervenção no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC).

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O único hospital da cidade que atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de 9 municípios da microrregião suspendeu na segunda-feira (06) os plantões de pediatria, ortopedia, pronto socorro, anestesia e maternidade.

Com isso a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Senador Valadares, vem sendo a única porta de entrada para os casos de urgência e emergência no município, mesmo sem ter estrutura.

Inclusive um parto foi realizado na UPA, mas as demais parturientes estão sendo encaminhadas para o Hospital Manoel Gonçalves, em Itaúna.Outros pacientes que necessitam de tratamentos específicos estão sendo transportados para unidades de saúde em Esmeraldas e Ibirité, por exemplo.

Na avaliação do prefeito Elias Diniz o decreto de intervenção no HNSC era necessário porque esgotou a capacidade de diálogo entre a prefeitura e a diretoria da instituição de saúde:


Elias Diniz
hnscelias1

Disse ainda que a direção do HNSC quer receber subvenção do município, mas não quer prestar contas pelos serviços prestados e custeados com dinheiro público. Entende que com a intervenção estas questões serão resolvidas e a população atendida:

Elias Diniz
hnscelias2

A prefeitura montará uma Comissão de Fiscalização da Intervenção do hospital de Pará de Minas. Será criado um Plano Gestor que fará uma auditoria para levantar o patrimônio, despesas e receitas da instituição. Além, disso será mantido o atendimento aos pacientes:

Elias Diniz
hnscelias3

Também participaram da reunião os prefeitos de Florestal, Pitangui, Igaratinga, São José da Varginha, Nova Serrana e Conceição do Pará. Todos apoiaram a decisão de intervir na unidade de saúde:

Elias Diniz
hnscelias4

Na última quinta-feira, dia 9 de novembro, a intervenção do município no HNSC foi comunicada ao Ministério Público da Comarca através do procurador geral. Agora a administração busca apoio das demais autoridades e de parceiros:

Elias Diniz
hnscelias5

Ressaltou que vem tomando todas as providências cabíveis como gestor público para que a população seja atendida.Deixou claro que o HNSC não pode atender convênios particulares e fechar as portas para o SUS:

Elias Diniz
hnscelias6

Questionado sobre o decreto municipal de intervenção junto a diretoria da Irmandade Nossa Senhora da Conceição, destacou que as discussões jurídicos são menos importantes e a urgência é em retomar os atendimentos:

Elias Diniz
hnscelias7

Apesar de todos os 17 membros do Poder Legislativo Municipal ter sido convidados, alguns vereadores de Pará de Minas participaram da reunião que decidiu pela intervenção no hospital. Às 14h desta sexta-feira a diretoria do HNSC será comunicada oficialmente do decreto de intervenção e a expectativa é de que os atendimentos na unidade de saúde sejam retomados por volta das 19h.

A partir da próxima semana será realizada uma reunião entre todos os prefeitos da microrregião de saúde para que seja elaborado um plano de trabalho que descreverá os atendimentos do hospital de Pará de Minas.

A reportagem do Portal GRNEWS entrou em contato com um integrante da diretoria do Hospital Nossa Senhora da Conceição na manhã desta sexta-feira (10). Entretanto, ele disse que o HNSC ainda não havia sido notificado sobre o assunto e por isso não poderia se manifestar.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!