Diretoria recebe oficialmente decreto de intervenção e prefeitura assume o HNSC


Fatos históricos marcaram a saúde pública de Pará de Minas nesta sexta-feira, 10 de novembro. Logo pela manhã o prefeito Elias Diniz (PSD) publicou um decreto de intervenção no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC).

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A decisão foi tomada na presença de vereadores paraminenses e secretários municipais de saúde e prefeitos dos municípios que compõem a microrregião. Todas as autoridades presentes apoiaram a medida.


Este passo conclui um longo processo de negociação entre o município e a instituição de saúde. As partes nunca chegavam a um acordo e por último a diretoria encerrou os plantões do HNSC. Prefeito confirmou que eles perderam a capacidade de dialogar sobre o assunto e restou esta alternativa drástica para atender a população.

Desde a segunda-feira (6) o único hospital da cidade tinha fechado os plantões de maternidade, pronto socorro, pediatria, ortopedia e anestesia. Apenas a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foi mantida.

Os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) estavam sendo socorridos pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, no bairro Senador Valadares. A estrutura não comporta a demanda dos atendimentos.


Por volta das 14 horas desta sexta-feira uma comitiva da prefeitura foi até o HNSC e comunicou oficialmente a diretoria sobre o decreto de intervenção. O documento foi recebido e assinado pelo provedor Osvaldo Alves Leite.

Paulo Duarte, secretário municipal de Saúde, foi nomeado interventor do hospital de Pará de Minas. Ele garante que trabalhará arduamente para que os atendimentos sejam retomados o mais breve possível:

Paulo Duarte
intervencaopaulo1

Explica que os efeitos da intervenção foram imediatos e a diretoria do HNSC repassou todas as informações amigavelmente. Já foram realizadas reuniões com os médicos para que os plantões voltem a ser realizados:

Paulo Duarte
intervencaopaulo2


Informa que será feita uma auditoria minuciosa para levantar os números do HNSC. A partir dessas informações serão elaborados planos de trabalho para que as providências sejam tomadas:

Paulo Duarte
intervencaopaulo3

Ressalta que a negociação com os médicos vem sendo realizada para que os plantões voltem a funcionar. Essa será a prioridade da nova gestão do HNSC e o trabalho será intensificado nos próximos dias:

Paulo Duarte
intervencaopaulo4

Flávio Medina Neto, presidente do Conselho Municipal de Saúde, acompanhou as negociações e o desfecho final da intervenção da prefeitura. Ele diz que além de abrir as portas é preciso garantir um bom atendimento:

Flávio Medina Neto
intervencaoflaviomedina

O médico Evandro Ferreira Campos lembra que há quase dois anos o hospital não estava remunerando os profissionais e agora é preciso esperar o que será realizado pela nova gestão:

Evandro Ferreira Campos
intervencaoevandroferreira

Para o pediatra Paulo Lobato Menezes a intervenção deveria ter sido discutida há mais tempo. Reitera que a falta de repasses das verbas vem prejudicando os médicos que são obrigados a atender as urgências e emergências:

Paulo Lobato Menezes
intervencaopaulolobato

O prefeito Elias Diniz confirma a retornada dos atendimentos no Hospital Nossa Senhora da Conceição a partir das 19 horas desta sexta-feira (10). Enquanto isso a UPA continua recebendo todos os pacientes e depois seguirá como porta de entrada do SUS.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!