Pará de Minas enfrenta epidemia de Sífilis com mais de 440 casos só este ano; gestantes e adolescentes são maioria

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus e bactérias, e transmitidas pelo contato sexual. Pode ocorrer também quando a mãe transmite para a criança durante a gestação, parto ou amamentação. Anteriormente eram chamadas também de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), porém a nomenclatura não é mais utilizada por ser uma infecção com tratamento.

São exemplos de IST’s herpes genital, sífilis, gonorreia, infecção pelo HIV e as hepatites virais B e C. A sífilis, por exemplo, por ser uma infecção com vários estágios, às vezes os sintomas como pequenas feridas e corrimentos, aparecem e rapidamente somem e com isso muita gente nem sabe que contraiu.


Em Pará de Minas a situação é cada vez mais crítica. Há nove anos a cidade vive uma epidemia especialmente de sífilis. Dos 443 casos notificados de IST no município, 98 são da infecção que tem tratamento.

A enfermeira e Referência Técnica de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Maria de Lourdes Liguori, está preocupada com o aumento no número de casos:


Maria de Lourdes Liguori
mariadelourdesistsif1

O uso da camisinha é a única forma de prevenir contra as IST’s. Tanto a masculina como a feminina são distribuídas gratuitamente nos postos de saúde. Na própria recepção há os cestos com várias unidades.

Maria de Lourdes Liguori lembra ainda que principalmente os adolescentes devem ficar atentos ao uso do preservativo:

Maria de Lourdes Liguori
mariadelourdesistsif2


Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Policlínica e Centro de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança (CASMUC) há o teste rápido para as IST’s e todo o tratamento gratuito é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS):

Maria de Lourdes Liguori
mariadelourdesistsif3

Para cada infecção há um tratamento diferenciado, com injeções ou comprimidos e vai depender do estágio da doença para determinar o tempo em que o paciente será tratado.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!