Novo sistema promete acelerar o trabalho junto às famílias atendidas pela assistência social em Pará de Minas

A Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, acaba de implantar o sistema GESUAS, um programa de gestão de informações do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Com ele os servidores que atuam diretamente com as famílias irão fazer o relatório do atendimento diretamente no software que trará todas as informações relevantes para monitorar e acompanhar as famílias referenciadas.

O sistema é privado e foi adquirido através de pregão pela Prefeitura de Pará de Minas. O objetivo de utilizar o software é oferecer transparência, celeridade, segurança e qualidade dos serviços prestados. Com ele o servidor perde menos tempo preenchendo formulários e pode atender ainda mais pessoas.


Até esta quarta-feira, 11 de setembro, todos os servidores da Secretaria de Assistência de Desenvolvimento Social que atuam diretamente com as pessoas passarão por um treinamento. Eles aprendem a usar o programa, como criar planos de acompanhamento e compartilhar informações entre os equipamentos da pasta.

Jader Pires Lopes é o responsável pelos treinamentos e destaca as vantagens do programa já implantado no município:


Jader Pires Lopes
jaderpiresgesuas1

Pará de Minas é o segundo município da região Centro-Oeste mineira e um dos 80 do Estado de Minas Gerais a implantar o sistema todo informatizado. Entre as vantagens é que caso a família referenciada se mude, ainda é possível acompanhá-la. Além disso, há mais facilidades para analisar o histórico de ações e os programas que a família já pertenceu ou ainda é beneficiária.

Mas Jader ressalta que o técnico da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social é indispensável para realizar o trabalho que exige atenção e cuidado:

Jader Pires Lopes
jaderpiresgesuas2

Wanessa Águeda de Oliveira é coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro Walter Martins e acredita que o sistema facilitará o trabalho dos servidores:


Wanessa Águeda de Oliveira
wanessagesuas1

O sistema também apresenta o histórico familiar do indivíduo com todos os registros, além de informações se houve descumprimento de alguma condição para que ele seja beneficiário de algum programa. Além disso há redução de custos, melhoria da qualidade da informação utilizada pelos gestores, segurança e sigilo dos dados. Na próxima semana o sistema já começa a ser utilizado em todas as unidades vinculadas à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!