Pará de Minas desenvolve ações preventivas e reduz índice de infestação do Aedes aegypti

Pará de Minas enfrentou, em anos anteriores, surtos e até epidemias de Dengue, inclusive com mortes de pessoas em decorrência da doença. Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu campanhas e ações para conscientizar a população a importância de combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e vírus Zika.

Para monitorar a situação, ao menos quatro vezes ao ano é realizado o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). O método é simples e aponta com rapidez quais os bairros com mais infestação do mosquito onde é preciso agir rápido.

O LIRAa mais recente realizado em Pará de Minas, havia sido em maio de 2022, apresentou índice de 2,2% de infestação.

Nova edição do levantamento acaba de ser concluída. Para uma cidade que o resultado era um dos mais altos da região, os números surpreenderam positivamente, como contou ao Portal GRNEWS o secretário Municipal de Saúde, Wagner Magesty:


Wagner Magesty

wagmagliraa20221

Com o índice em 0,7% em toda a cidade, não significa que a população pode relaxar. O combate deve continuar:

Wagner Magesty
wagmagliraa20222

Para denunciar possíveis criadouros do Aedes aegypti basta entrar aplicativo da Prefeitura. Quem quiser pode ligar também na Vigilância em Saúde no telefone (37) 3231-7722 e passar o endereço completo.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!