Vale diz que continua testando funcionários e terceirizados; também garante seguir protocolos de saúde e segurança

No final do mês de maio a mineradora Vale, que está construindo desde outubro de 2019 a nova adutora do Rio Pará, enviou ao gabinete do prefeito Elias Diniz (PSD) um documento que informava que oito funcionários de uma empresa terceirizada haviam se contaminado com o novo coronavírus.

Estes funcionários estão trabalhando no canteiro de obras da comunidade de Meireles, zona rural do município, e desde março os moradores reclamam que alertaram a mineradora mas nada foi feito. Entre as irregularidades, a falta de equipamentos de proteção individual nos trabalhadores.

Como o Portal GRNEWS adiantou, uma reunião aconteceu entre representantes da Vale e do Município, que solicitou à mineradora a distribuição de máscaras à população do distrito. Até agora não houve resposta.

Testes rápidos também foram realizados na população, mas a iniciativa foi do Município. Quatro moradores testaram positivo para a doença e assintomáticos, estão em isolamento domiciliar.

Como nenhum posicionamento oficial da empresa chegou ao Município ou aos representantes dos moradores de Meireles, o Portal GRNEWS entrou em contato com a mineradora. A assessoria de comunicação nos informou que a Vale está realizando a testagem de seus empregados próprios e terceirizados para Covid-19. A medida faz parte do conjunto de ações de prevenção e enfrentamento do novo coronavírus, que incluem ainda triagem diária, uso obrigatório de máscara, medidas de distanciamento social e higienização, além da manutenção de um contingente mínimo em suas operações.

A mineradora também garantiu manter diálogo com os órgãos competentes e comunica as autoridades de saúde sobre casos suspeitos ou confirmados.

Quanto ao número de trabalhadores que foram testados e confirmados com a doença, a Vale disse que “em respeito à privacidade de seus empregados, não comenta sobre resultados de exames”.

Os trabalhadores que testaram positivo, a empresa destacou que está os retirando do ambiente de trabalho incluindo aqueles assintomáticos, bem como todos os que eventualmente possam ter tido contato com o empregado que testou positivo. Dessa forma, a companhia previne que não haja contágio em suas operações.

A Vale reforçou ainda que segue os protocolos de saúde e segurança estabelecidos pelas autoridades e agências de cada um dos países em que opera.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!