Conferência municipal aponta falta dinheiro como principal desafio da saúde pública
Com o objetivo de discutir e criar políticas públicas que favoreçam a população no setor da saúde foi realizada nesta quarta-feira, 10 de abril, no Salão Nobre Dr. Marcos de Abreu e Silva do Sindicato Rural de Pará de Minas a 11ª Conferência Municipal de Saúde.
O evento reuniu trabalhadores da área, prestadores de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), gestores e representantes da sociedade civil.
Em conferências, como esta, todos podem discutir o que realmente acontece no setor, quais as dificuldades e como a saúde pode ser melhorada como um todo.
Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde Flávio Medina Neto, os desafios do setor hoje são principalmente financeiros e são necessárias políticas públicas que melhorem a situação, pois é a população a principal prejudicada:
Flávio Medina Neto
flavioconferencia
A questão financeira também foi colocada como desafio pela secretária executiva da Casa dos Conselhos e conselheira municipal de Saúde, Neide Maria de Almeida.
Como os governos estadual e federal não têm feito os repasses devidos é o município quem arca com todos os gastos. Além disso, o Sistema Único de Saúde (SUS) precisa ser fortalecido:
Neide Maria de Almeida
neideconferencia1
Ao final da 11ª Conferência Municipal de Saúde foram escolhidos os delegados que representarão Pará de Minas na etapa estadual, defendendo as propostas do município. A data e local ainda serão definidos.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.