Dia Mundial do Rim alerta para a importância da prevenção e cuidados com a saúde
Levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) mostra que uma a cada 10 pessoas no mundo corre o risco de ter algum problema renal. Somente no Brasil foram mais de sete mil diagnósticos nos últimos três anos. Atualmente, 140 mil brasileiros sofrem com os casos mais graves de insuficiência renal e precisa fazer hemodiálise.
Com o tema “Saúde dos rins para todos: educando sobre a saúde renal”, nesta quinta-feira, 10 de março, quando é comemorado o Dia Mundial do Rim, o Centro de Tratamento Renal do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) realizou uma campanha que visa orientar a população em geral, especialmente os que estão no grupo de risco para estas doenças, como as pessoas que possuem hipertensão arterial e diabetes.
Na entrada do setor as profissionais mediram glicose, aferiram pressão e orientaram a população. Uma forma de incentivar os paraminenses a ficarem de olho na saúde e se atentarem a qualquer anormalidade.
O Portal GRNEWS ouviu o enfermeiro supervisor do Centro de Hemodiálise, Ivan Faria, que explicou sobre os cuidados e como a prevenção é importante:
Ivan Faria
ivanfdiarim1
A doença renal crônica é quando os rins perdem a capacidade de desempenhar suas funções, levando, em casos extremos, ao transplante e à hemodiálise. Alguns grupos são de risco, como explica o nefrologista Gabriel Bittencourt Braga:
Gabriel Bittencourt Braga
gabrielbbdiarim1
A doença renal crônica é silenciosa e por isso ainda mais perigosa. Mas alguns sintomas podem ser observados pelos pacientes:
Gabriel Bittencourt Braga
gabrielbbdiarim2
Explica ainda em quais situações é preciso fazer a hemodiálise:
Gabriel Bittencourt Braga
gabrielbbdiarim3
Michele Almeida é radialista mas precisou se afastar do trabalho. Há 11 anos ela descobriu que os rins não estavam mais saudáveis, iniciou a hemodiálise e dedicado seus dias ao tratamento desde então:
Michele Almeida
michelealdiarim1
Por isto é importante ir ao médico e fazer um checkup geral ao menos uma vez ao ano. Nos postos de saúde dos bairros é possível se consultar e fazer os exames gratuitamente.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.