Ministério da Saúde não repassa ambulância e SAMU aguarda para iniciar atendimento avançado em Pará de Minas

Conforme publicado pelo Portal GRNEWS, desde o ano de 2019 é cogitada a possibilidade de ampliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Pará de Minas. A base, que hoje tem equipes que atuam em Unidade de Suporte Básico (USB), composta por técnico de enfermagem e condutor socorrista, atua não só na cidade como também na região.

A expectativa é que amplie os atendimentos com equipes formadas por enfermeiro, médico e condutor socorrista, se tornando uma Unidade de Suporte Avançado (USA). Assim mais ocorrências podem ser registradas e com profissionais ainda mais capacitados, atendendo ainda as cidades de Conceição do Pará, Igaratinga, Leandro Ferreira, Nova Serrana, Onça de Pitangui, Pitangui e São José da Varginha.

Para a ampliação dos serviços, o Município investiu na estrutura física da base contratando por meio de licitação uma empresa que reformou todo o espaço por R$ 150.001,50.

A obra foi entregue e desde então o Município, que teve a base do SAMU inaugurada em 2017, aguarda um posicionamento do Governo de MG.

Em janeiro de 2020 o Portal GRNEWS conversou com o diretor administrativo do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (CIS-URG Oeste), Dárcio Abud Lemos, que disse faltar apenas a autorização do governo estadual para implantar o serviço.

Um ano depois nada foi definido. O Portal GRNEWS entrou então em contato com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e também a gerência do SAMU no estado.

Em nota, a Coordenação Estadual de Serviços Móveis de Urgência e Emergência informou que a ampliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, com implantação da Unidade de Suporte Avançado no município de Pará de Minas, “foi homologada na Reunião Ordinária da CIB-SUS/MG, ocorrida em 19 de agosto de 2020. Após a homologação de ampliação do Samu Oeste, que contempla o município de Pará de Minas, esta Coordenação fez o cadastro da proposta de liberação de ambulância no sistema do Ministério da Saúde, e que foi aprovada no dia 10/11/2020”.

Desde então a Coordenação aguarda a doação da ambulância pelo Ministério da Saúde para que o Estado comece a custeá-la integralmente até a habilitação do governo federal. Inicialmente o Estado repassará ao CIS-URG Oeste R$ 38.500,00 para custeio, sendo que este valor foi instituído pelo Ministério da Saúde em 2017.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) também respondeu às solicitações do Portal GRNEWS. Por meio de nota esclareceu que a documentação para a ampliação do SAMU em Pará de Minas já foi encaminhada ao Ministério da Saúde e também aguarda a doação da ambulância para repassar ao SAMU e o serviço ser implantado.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!