Pais devem ficar atentos a uso de equipamentos eletrônicos e especialista dá dicas de segurança para crianças

O comércio está otimista para o Dia das Crianças. Na maioria das cidades brasileiras o movimento aumentou durante toda a semana que antecedeu a data e no sábado, 10 de outubro, as lojas devem ficar abertas até mais tarde. Em Pará de Minas, por exemplo, as empresas podem fechar às 15 horas pensando nas pessoas que não puderam comprar os presentes antecipadamente.

Já a criançada não vê a hora de chegar segunda-feira, 12 de outubro, para ter em mãos o presente, e claro, esperam por brinquedos ou equipamentos tecnológicos.

Esta é considerada a terceira melhor data para os comerciantes em geral. Já os especializados em brinquedos e equipamentos eletrônicos, é a segunda onde mais se vende, perdendo apenas para o Natal.

Enquanto a data é de alegria para as crianças, para os pais e responsáveis o momento é de redobrar a atenção. É que apesar dos equipamentos parecem inofensivos, podem causar acidentes até mesmo fatais, especialmente aqueles ligados à energia elétrica.

Segundo dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), apenas no primeiro semestre de 2020, aconteceram em todo o país 67 mortes de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos. Não houve nenhum caso fatal em Minas Gerais.

Equipamentos como DVD e Blu-Ray players, videogames, videokês, celulares e brinquedos com bateria interna recarregável precisam de atenção especial, como garante o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho João José Magalhães Soares. Segundo ele, os cuidados devem começar já na hora da escolha do presente, observando a faixa etária indicada, a voltagem do equipamento e outras questões ligadas à segurança.

João José Magalhães Soares também destaca que os pais devem preferir brinquedos e equipamentos que possuam o selo do Inmetro, pois eles possuem manual de instruções com informações detalhadas de segurança, a garantia de checagem do órgão e inserção de forma clara da faixa etária para utilização.

Os celulares e tablets também requerem atenção e é importante que as crianças não utilizem os dispositivos conectados na tomada, pois os equipamentos podem causar ocorrências graves, causando incêndios e até mesmo lesões por choques elétricos, que podem ser fatais. Por isso, eles nunca devem ser utilizados conectados na tomada.


É preciso ficar atento também às tomadas sem proteção. Os fios desencapados devem ser eliminados das residências e não se deve ligar muitos aparelhos em uma mesma tomada. É necessário utilizar extensões adequadas para cada aparelho eletrodoméstico. Também é importante não utilizar equipamentos eletroeletrônicos em áreas molhadas.

É importante ainda que seja instalado um dispositivo diferencial residual. Esse equipamento já é obrigatório pelas normas da ABNT desde 1997. O dispositivo protege pessoas e animais contra o choque elétrico e sua instalação é simples, mas deve sempre ser feita por um eletricista.

O gerente de Saúde e Segurança do Trabalho destaca ainda que o dispositivo detecta a fuga de corrente e desliga o circuito imediatamente, evitando o choque. Desta forma, ressalta, mesmo que a criança coloque o dedo ou introduza algum material na tomada, ela estará protegida.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!