Plenária Regional do Parlamento Jovem 2023 define propostas do Centro-Oeste de MG para a etapa estadual
A Câmara Municipal de Nova Serrana sediou nesta quarta-feira, 9 de agosto, a Plenária Regional do Parlamento Jovem 2023. O evento reuniu representantes de sete cidades da região Centro-Oeste de Minas Gerais.
Durante o encontro, os estudantes debateram e depois aprovaram as propostas regionais que serão apresentadas na etapa estadual do projeto que será realizada em setembro, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Este projeto do Legislativo estadual tem como objetivo empoderar os jovens na esfera política. Este ano, os jovens participantes discutem o tema “Jovem e mercado de trabalho”.
O Município de Pará de Minas foi representado por cinco estudantes da Escola Estadual Zico Ferreira, localizada no Distrito de Torneiros. A escola é parceira da Câmara Municipal de Pará de Minas este ano e contribui para a representatividade dos jovens no Parlamento Jovem.
A estudante Júlia Fernandes, de 15 anos, está cursando o Ensino Médio e gostou da experiência no Parlamento Jovem. Até porque, ela sempre se interessou pela política e agora participará da etapa estadual do Parlamento Jovem:
Júlia Fernandes
pjjulia1
A diretora da Escola do Legislativo Alfeu Silva Mendes e coordenadora do projeto em Pará de Minas, Aparecida Libéria Santos Moreira, explicou como ocorreu a Plenária Regional do Parlamento Jovem 2023:
Aparecida Libéria Santos Moreira
pjcida1
A Plenária Estadual do Parlamento Jovem 2023 que reunirá cerca de 150 estudantes será realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), entre os dias 20 e 22 de setembro:
Aparecida Libéria Santos Moreira
pjcida2
Propostas aprovadas
Na busca por soluções concretas relacionadas ao tema “Jovem e mercado de trabalho”, a Plenária Regional do Parlamento Jovem 2023 efetivamente aprovou as seguintes propostas que agora avançarão para a etapa estadual:
Subtema 01: Desenvolvimento Econômico e Geração de Trabalho
- Inclusão de cursos técnicos profissionalizantes para a capacitação de jovens ao mercado de trabalho, através de instrumento de pesquisa com alunos, visando à implantação de cursos que realmente contemplem escolhas dos alunos, evitando-se evasão, e melhor investimento em cursos de interesse de forma que locais onde não seja possível a implementação, haja verba para locomoção às cidades vizinhas.
Subtema 02: Escolaridade e qualificação profissional
- Priorizar, no novo ensino médio, matérias relacionadas com o mercado de trabalho e implementado nas escolas qualificações técnicas, contando com professores qualificados e especializados.
Subtema 03: Jovem em Situação de Vulnerabilidade e Inclusão no Trabalho
- Participação do Estado junto com o município para disponibilizar transporte 100% (cem por cento) gratuito para alunos de cursos técnicos, superiores e ensino médio, que necessitem se deslocar com o objetivo de participar dos cursos formativos.
- Implantação de acompanhamento multiprofissional para auxiliar na adaptação dos jovens vulneráveis no mercado de trabalho.
Os jovens escolheram ainda uma proposta de tema para o Parlamento Jovem de 2024. No ano que vem eles querem que seja apresentado o tema “Melhorias na qualidade do ensino escolar”.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.