Pará de Minas pode ampliar parceria com ICISMEP para ofertar novos serviços no AME e atender pacientes de dezenas de cidades
O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) foi inaugurado em agosto de 2020. À época os paraminenses que precisavam de atendimentos e exames especializados, na maioria das vezes, precisavam realizar viagens cansativas até Belo Horizonte, Divinópolis e Brumadinho, por exemplo. Muitas vezes saiam de Pará de Minas nas primeiras horas da madrugada e só retornavam à noite.
Na ocasião, especialmente as mamografias, eram feitas em outra cidade e muitas mulheres paraminenses desistiam do exame preventivo para evitar passar horas na estrada.
Para minimizar este problema, a Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou o Ambulatório Médico de Especialidades.
Durante o ato de inauguração, o prefeito Elias Diniz (PSD) disse ao Portal GRNEWS que a expectativa era que até 80% dos pacientes que antes precisavam viajar para receber atendimentos em outras cidades, pudessem realizar todos os procedimentos no AME, localizado no bairro Senador Valadares.
Essa previsão se concretizou. Basta ficar por algum tempo na porta do AME para constatar que os paraminenses recebem atendimentos frequentes no local e ainda observar chegadas e saídas de veículos de várias prefeituras que transportam pacientes para serem atendidos no AME em Pará de Minas.
A boa notícia, é que ainda existe capacidade de atendimento ociosa. Por isso, foi realizada uma reunião nesta quarta-feira, 09 de agosto, entre representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba (ICISMEP) e de aproximadamente 30 municípios da região, quando discutiram a ampliação dos serviços no AME para atender também os pacientes de outras dezenas de cidades.
O secretário Executivo do ICISMEP, Elson Júnior, disse que o consórcio tem como meta propiciar atendimento mais próximo possível dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Neste contexto, Pará de Minas está à frente com a estrutura do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), que tem horários ociosos podendo ofertar exames e consultas com especialistas para moradores de outras cidades.
Acrescenta que, caso a instituição assuma os serviços no AME, outros exames, pequenas cirurgias e mais especialidades médicas serão disponibilizadas para toda a população:
Elson Júnior
amewagner1
Conforme publicado pelo GRNEWS TV, o secretário municipal de Saúde, Wagner Magesty, destacou que nesta quinta-feira, 10 de agosto, o AME completa três anos de prestação de serviços à população paraminense e região.
Na reunião com representantes dos municípios que compõe a ICISMEP, ele disse que foi discutida a possibilidade de aumentar os atendimentos no AME, inclusive com a adesão de outros municípios. Argumenta que a compra compartilhada dos serviços de saúde contribui para baixar os custos para todos os gestores municipais:
Wagner Magesty
amewagner1
Adianta que outras estratégias de saúde serão adotadas com a oferta de novos procedimentos e melhoria daqueles já disponibilizados, como a instalação no AME de um novo aparelho para realizar exames de mamografia:
Wagner Magesty
amewagner2
A reunião realizada no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) foi considerada muito proveitosa pelos participantes. Também destacaram que a oferta de serviços ampliará ainda mais, após a construção do novo bloco do Hospital Municipal Padre Libério (HMPL).
Conforme publicado pelo Portal GRNEWS, esta obra será executada com dinheiro oriundo do Acordo de Reparação da Tragédia em Brumadinho, firmado entre o Governo de Minas Gerais e a Mineradora Vale, para reparar danos em municípios atingidos pelo desastre, como é o caso de Pará de Minas.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.