INSS cria sistema de monitoramento com objetivo de eliminar fila de espera com mais de 1 milhão e 300 mil brasileiros

Reforma da Previdência, falta de funcionários e sistemas desatualizados. Estes são os principais motivos para uma fila de mais de um milhão de pessoas que aguardam concessão de benefícios ou aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Mas esta fila não é consequente da pandemia do novo coronavírus. Especialistas afirmam que demora é desde 2018 quando o órgão intensificou o processo de digitalização dos documentos. Solicitar o benefício ficou mais fácil mas a análise não teve a mesma aceleração.

Diante da pandemia, que aumentou o número de desempregados e beneficiários, o INSS decidiu criar um novo sistema de monitoramento de processos. O Portal GRNEWS ouviu o advogado especialista em Direito Previdenciário Bernardo Lucca que explica sobre estes indicadores e como eles refletirão no resultado final para o beneficiário:


Bernardo Lucca
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O beneficiário tem a possibilidade, caso o prazo do INSS não esteja sendo cumprido, entrar com um mandado de segurança. Porém, em meio à pandemia, a justiça federal também está atrasando os processos.

Bernardo Lucca espera que este novo sistema de monitoramento veja onde está o problema para demora nas análises e o INSS resolva o quanto antes:

Bernardo Lucca
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Segundo o INSS, em maio iniciou a contração de servidores aposentados e militares da reserva para trabalharem temporariamente no órgão. A expectativa é eliminar a fila de espera ainda este ano.

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