Copasa não pretende abrir posto de atendimento em Pará de Minas durante pandemia; cadastro só pelo site

Com objetivo de ajudar os paraminenses que tem direito ao ressarcimento de valores extras pagos na taxa de esgoto entre setembro de 2012 e abril de 2015, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) abriu no dia 16 de março um posto de atendimento na região central da cidade, conforme publicado pelo Portal GRNEWS.

Após firmar um compromisso com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), representado pela Promotoria de Justiça de Meio Ambiente da Comarca de Pará de Minas, a estatal terá que ressarcir 33.129 consumidores nos próximos meses. A expectativa era que no máximo em 90 dias tudo estivesse resolvido, mas veio a pandemia do novo coronavírus e o posto foi fechado para evitar a propagação do vírus.

Diante disso os paraminenses não têm onde recorrer. No site da Copasa ainda há a possibilidade de efetuar o cadastro porém caso o consumidor digite algum dado errado ele não recebe o valor devido.

Sem contar que muitos não têm conta bancária e o posto servia inclusive pra resolver este problema, onde o consumidor recebia um documento e podia ser ressarcido no banco credenciado pela estatal.

Ainda em maio, diante de tantas reclamações e solicitações dos consumidores, o Portal GRNEWS fez novo contato com a Copasa. A assessoria de comunicação da estatal nos informou à época que estudava a possibilidade de reabertura do posto e quais procedimentos deveriam ser adotados.

Além disso, a empresa informou que devido ao preenchimento incorreto dos dados de muitos consumidores o processo não pôde ser concluído, pedindo assim mais atenção.

Diante dos questionamentos recebidos por nossos leitores, o Portal GRNEWS solicitou informações à Copasa, para saber se o Comitê Interno havia aprovado a reabertura do posto de atendimento. Por meio da assessoria de comunicação as informações foram as mesmas repassadas em maio, dizendo que “a Copasa informa que está estudando, junto ao Comitê Interno do Covid e também com as autoridades de Saúde do Estado, o melhor momento e a forma segura para a abertura do atendimento presencial e os procedimentos que deverão ser adotados, sob o ponto de vista de risco de contaminação, tanto para os atendentes quanto para as pessoas que serão atendidas. Quando isso ocorrer, a decisão será amplamente divulgada na localidade, com datas e procedimentos para o agendamento.”

Então a reportagem do Portal GRNEWS conversou com o promotor de Meio Ambiente Delano Azevêdo, que foi o responsável pelo Termo de Compromisso firmado com a estatal e desde então está acompanhando todo o processo.

Ele também quis saber quando a Copasa reabrirá o posto de atendimento e por enquanto isso não será possível, já que a estatal garantiu que nenhuma agência de atendimento em Minas Gerais está aberta durante a pandemia. Mas o promotor afirmou que novas tentativas serão feitas e pode haver novidades nas próximas semanas.

Quem ainda não se cadastro, pode acessar AQUI e atenção durante o preenchimento dos dados.

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