Farmacinha libera a cada mês mais de 900 mil unidades de medicamentos aos paraminenses usuários do SUS

A Farmácia Básica Central da Secretaria Municipal de Saúde funciona no Centro de Serviços Urbanos (CENSU), localizado na Praça Torquato de Almeida, 100, Centro, no prédio do antigo terminal rodoviário de Pará de Minas.

A unidade é a responsável pela assistência farmacêutica no município para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Também promove o uso racional de medicamentos, facilitando o acesso e qualidade do atendimento. É ela também a principal, que envia os remédios às outras farmácias instaladas nas Unidades Básicas de Saúde de Pará de Minas.

Os medicamentos são adquiridos pelos governos federal e estadual, com contrapartida da prefeitura. Em Pará de Minas, por exemplo, as remessas estão em dia, o que garante atendimento a quem necessita.

Além de oferecer os remédios gratuitamente, a Farmácia Básica auxilia com orientações e acompanhamento do uso, para que a população tome os medicamentos da forma correta e o tratamento tenha sucesso.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que em média 10 mil pacientes tem acesso a mais de 900 mil unidades de medicamentos por mês em Pará de Minas.

Nas farmacinhas são disponibilizados medicamentos básicos, como aqueles para dor e infecção até os especializados, que são mais caros e a maioria dos pacientes não conseguem adquirir por meios próprios.

A farmacêutica responsável pela Farmácia Básica Central, Daniela da Silva Ramos, explica como ter acesso a essas unidades medicamentosas distribuídas diariamente:


Daniela da Silva Ramos
danieleramosfarmacinha1

Além da tabela atualizada diariamente, os pacientes também podem ligar ou ir à farmacinha para tirar todas as dúvidas. Um farmacêutico permanece no local durante todo o período de atendimento, que é de 7 as 16 horas.

Quanto aos medicamentos especializados, existe um processo a ser seguido pela Secretaria Municipal de Saúde. O cumprimento de todas as normas exigidas viabiliza a solicitação especifica de remédios para os pacientes:

Daniela da Silva Ramos
danielaramosfarmacinha2

A farmacêutica também explica como funciona o processo relacionado aos medicamentos especializados que tem cerca de 1.200 pacientes ativos em Pará de Minas:

Daniela da Silva Ramos
danielaramosfarmacinha3

A Farmácia Básica Central funciona no Centro de Serviços Urbanos (CENSU), na Praça Torquato de Almeida, Centro.

A relação atualizada diariamente de medicamentos disponíveis em Pará de Minas pode ser acessada AQUI.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!