Especialista orienta pais sobre importância do acompanhamento precoce à criança autista

Um transtorno identificado na maioria das vezes durante a infância, entre um e três anos, e que afeta a comunicação e capacidade de aprendizado e adaptação da criança. Assim é o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Dados do Censo Escolar revelam que no Brasil cerca de 105 mil crianças foram diagnosticadas com o transtorno.

O autismo tem graus, do leve ao grave. No leve por exemplo, a criança é muito inteligente e extremamente sensível a mudanças inesperadas. Já outros graus incluem problemas na fala pois muitos não sabem se expressar utilizando bem as palavras e tem dificuldades na socialização.


A psicóloga Patrícia Leitão participou do Papo com Geraldo Rodrigues – PGR – programa exibido de segunda a sexta-feira, de 13 às 15 horas no canal grnewsnoticias no Youtube. O autismo foi o assunto abordado durante a entrevista.

Patrícia Leitão explica o que é o Transtorno do Espectro do Autismo que afeta cerca de 150 mil crianças por ano em todo o mundo, segundo especialistas:


Patrícia Leitão

patricialeitaoautispgr1

Os pais e familiares mais próximos conseguem identificar alguns sintomas do transtorno, porém o profissional já tem o olhar treinado. Patrícia Leitão destaca ainda as dificuldades que envolvem a descoberta do autismo.

Patrícia Leitão
patricialeitaoautispgr2

A psicóloga citou também a importância de acolher a família para que ela entenda o transtorno do filho e inicie o mais rápido possível o acompanhamento:

Patrícia Leitão
patricialeitaoautispgr3

Durante a entrevista, a psicóloga Patrícia Leitão falou mais sobre o assunto e deu dicas importantes. Assista e aproveite para se inscrever no canal.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!