MG realiza Censo Escolar 2025 para mapear a realidade das escolas estaduais
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) realiza à primeira fase de coleta de dados do Censo Escolar 2025. O levantamento abrange todas as instituições de ensino da rede pública e privada do estado, que devem enviar as informações até 31 de julho por meio do sistema Educacenso, do Governo Federal.
Coordenado nacionalmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Censo Escolar é o maior mapeamento da educação básica brasileira. Esta primeira etapa, chamada de Matrícula Inicial, reúne dados detalhados sobre escolas, turmas, estudantes, gestores e profissionais da educação em sala de aula.
Transparência e planejamento para uma educação melhor
Em Minas Gerais, o processo é conduzido pela Subsecretaria de Articulação Educacional da SEE/MG, que tem orientado as equipes escolares por meio de encontros e capacitações, além de uma live informativa, já disponível para acesso.
O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, destacou a importância estratégica do Censo.
“O Censo Escolar é uma ferramenta fundamental para orientar nossas decisões. Por meio dele, garantimos que nossas ações estejam alinhadas à realidade das escolas mineiras, possibilitando uma gestão mais eficiente e uma educação de maior qualidade”, afirmou.
Censo é base para avaliações e investimentos na educação
As informações levantadas no Censo Escolar são determinantes não apenas para o planejamento das redes de ensino, mas também para a realização do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que mede o desempenho das escolas em todo o país.
A partir desses dados, são definidas questões logísticas como a quantidade de provas, o número de alunos avaliados e a distribuição de recursos. Além disso, os resultados alimentam indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), além de estatísticas sobre rendimento escolar, distorção idade-série e fluxo educacional.
Esses indicadores orientam políticas públicas essenciais, como a oferta da merenda escolar, o financiamento do transporte dos estudantes e o fornecimento de livros didáticos.
Responsabilidade de toda a rede de ensino
A subsecretária de Articulação Educacional da SEE/MG, Cláudia Lara, reforçou que a participação das escolas é indispensável.
“Precisamos do empenho de toda a comunidade escolar — redes federal, estadual, municipal e privada. Dados precisos garantem que as políticas públicas cheguem corretamente a quem precisa e que possamos oferecer uma educação de qualidade e inclusiva”, destacou.
Uma fotografia da educação brasileira
O Censo Escolar é um levantamento de abrangência nacional que contempla todas as etapas e modalidades da educação básica, incluindo a Educação Regular, a Educação Especial, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a Educação Profissional.
Além de mapear a realidade educacional, ele serve de base para a formulação e aprimoramento de políticas públicas, assegurando que os investimentos cheguem de forma justa e eficiente às escolas e estudantes de todo o país. Com informações da Agência Minas

