Águas de Pará de Minas confirma conclusão de operação assistida do Sistema de Abastecimento do Rio Pará

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

Águas de Pará de Minas, em conjunto com a Vale, concluiu, no início de abril, os 60 dias de operação assistida do Sistema de Abastecimento do Rio Pará – construído pela mineradora para recompor a captação do Rio Paraopeba, suspensa, desde 2019, devido à contaminação pelo rejeito resultante do rompimento da barragem em Brumadinho. A fase de testes e a operação assistida foram executadas com o objetivo de avaliar a confiabilidade e segurança da adutora antes de ser entregue definitivamente ao município.

De acordo com o superintendente da concessionária, Rodrigo Macool, a concessionária já está operando todo o sistema, faltando apenas a assinatura do termo de recebimento definitivo, que acontecerá após os trâmites administrativos e a entrega de documentações restantes.

“Finalizamos uma etapa importante. O município tem uma maior segurança para o abastecimento de qualidade a longo prazo e nossa equipe já está à frente da operação do Sistema do Rio Pará. No entanto, devido a questões documentais, falta a assinatura do termo de recebimento definitivo da adutora” esclarece Macool.

“O município ainda não recebeu o Sistema de Abastecimento do Rio Pará. Isso somente ocorrerá quando forem checados formalmente todos os documentos e resultados da operação assistida. Faremos isso junto com a concessionária Águas de Pará de Minas e com o Ministério Público, que esteve atento a todo o processo, resguardando o interesse público”, ressalta o prefeito de Pará de Minas, Elias Diniz.

A água bruta do Rio Pará, captada no município de Conceição do Pará, está sendo direcionada para a Estação de Tratamento de Água (ETA) Nossa Senhora das Graças, em Pará de Minas, e distribuída para a população, conforme todos os padrões de qualidade exigidos pelo Ministério da Saúde. A capacidade da nova adutora é de pouco mais de 1 milhão de litros por hora, mesma vazão outorgada para Pará de Minas no Rio Paraopeba. Com informações da Assessoria de Comunicação da concessionária Águas de Pará de Minas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!