Uso do Pix para compras em MG aumentou 68% em 2023

O uso do Pix para compras de bens e serviços em Minas Gerais teve um incremento expressivo em 2023, na comparação com 2022. Levantamento do Itaú Unibanco aponta que houve aumento de 68% nas compras utilizando a modalidade no ano – considerando as transferências feitas de CPF para CNPJ – enquanto o valor total transacionado cresceu 37%, com um ticket médio de R$ 379. A geração Y é a que mais utiliza a forma de pagamento, com 49% das compras realizadas com Pix, seguida da geração X, com 28%, da Z, com 14%, e dos babyboomers, com 9%.

Os dados fazem parte de um estudo que analisou o comportamento de consumo dos mineiros em 2023, incluindo as transações realizadas com cartões de crédito e as compras com Pix feitas por clientes do banco. Considerando as duas modalidades, houve alta de 20% no total transacionado pelos brasileiros no estado de Minas Gerais no ano passado, na comparação com 2022, e de 16% no número de transações. No quarto trimestre de 2023, o valor transacionado com cartão de crédito representava 57% das compras; o Pix teve 43% do share.

“O Pix tem ocupado cada vez mais espaço na vida dos brasileiros, com um papel complementar ao dos cartões de crédito e débito nas relações de consumo. A disposição dos consumidores de acessar cada vez mais serviços financeiros digitais tem impulsionado positivamente o mercado, o levando ao desenvolvimento de novos recursos para melhorar a experiência dos clientes. Comprar com Pix é fácil, rápido e seguro, e além de proporcionar uma boa experiência para os clientes, é bastante vantajoso para quem vende, especialmente por ser um pagamento instantâneo”, explica Moisés Nascimento, diretor do Itaú Unibanco.

Considerando apenas as compras realizadas no ambiente online, o uso do cartão virtual – que traz uma camada adicional de segurança às transações – também apontou uma alta relevante, de 72% na quantidade de operações, e de 53% no valor transacionado.

Setores em destaque
Alguns setores tiveram destaque em 2023, na comparação com a performance em 2022. O segmento que teve maior alta no número de transações foi o de educação, com aumento de 58%, seguido de atacadistas, com avanço de 53%. Cultura, esporte e lazer aparece em seguida, com 46%, e turismo, com 19%.

Já o segmento que teve a maior representatividade nas transações (considerando crédito e Pix) e é o número um em compras dos mineiros foi o de alimentação (que inclui restaurantes, lanchonetes e padarias, entre outros), com 28% do total. Ele é seguido de mercados, com 18% de share, cultura, esporte e lazer, com 7%, postos de combustíveis, com 7%, e drogarias e cosméticos, também com 7%.

O setor de turismo também esteve aquecido em 2023, com alta de 32% no valor total gasto e de 18% na quantidade de transações – o ticket médio foi de R$ 1.044. Considerando apenas os gastos com turismo internacional, o aumento foi de 29% no total gasto em viagens fora do país, e de 32% nas transações – aqui contemplando apenas as compras feitas com cartão de crédito, e ticket médio de R$ 1.357. Os Estados Unidos lideram o ranking de consumo entre os mineiros, com 20% das compras relacionadas ao setor fora do país. A Argentina aparece em segundo lugar, com 9% das compras. Portugal, Itália e Chile tem 6% do total, e completam o top 5.

Temas em alta
Um dos principais temas de 2023, a inteligência artificial ganhou espaço na vida, discussões e no consumo dos mineiros. O valor total gasto com as versões pagas das principais ferramentas disponíveis cresceu 542% em 2023 em Minas Gerais, com salto de 730% na quantidade transacionada – e um ticket médio de R$ 117. Os números consideram apenas as compras realizadas com cartões de crédito. No estado, são as pessoas físicas que têm consumido mais nesse segmento – em 2023, 748% do valor total gasto e 855% das transações foram feitas por indivíduos, enquanto as compras realizadas por empresas representaram 224% e 266%, respectivamente. As empresas, entretanto, gastam mais, com ticket médio de R$ 247, contra R$ 103 das compras feitas por pessoas físicas. Observando por gênero, as mulheres são as que mais investiram na tecnologia, com salto de 962% no montante transacionado, e de 1197% no volume de operações. Enquanto os homens despenderam 698% e 786%, na devida ordem.

As ondas de calor que atingiram o país em 2023 também tiveram impacto no comportamento de consumo dos mineiros. O estudo mostra que os gastos com compra e manutenção de ar-condicionado cresceram 9% em 2023, com alta de 25% nas transações realizadas.

Gastos com terapias, psicólogos e psiquiatras também cresceram de maneira relevante no estado em 2023 – depois de um aumento importante no período da pandemia. A alta foi de 92% no valor transacionado e de 96% na quantidade de transações no estado, na comparação com 2022 e considerando cartões de crédito e Pix. O pagamento instantâneo tem maior representatividade, com 96% das transações, e é quem puxa a alta, com avanço de 101% no valor transacionado e de 104% no número de transações. O ticket médio no Pix é de R$ 371, enquanto no crédito é de R$ 514.

Outro segmento que já foi destaque em outros anos voltou a ter uma performance positiva em 2023 é o relacionado a pets. Os gastos com hotéis e creches para animais, veterinários e pet shops cresceram 20% em 2023, com alta de 10% na quantidade de transações. O crédito ainda representa a maioria dos pagamentos (78%), mas o Pix vem ganhando espaço, com 22% do total. Com informações são da Assessoria de Comunicação do Itaú Unibanco.

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