Assinado contrato com empresa que construirá nova escola na comunidade de Meireles
O Portal GRNEWS vem acompanhando há meses a luta dos moradores da comunidade de Meireles, área rural do Município de Pará de Minas, pela recuperação e reparação dos danos ambientais causados após o rompimento da barragem de Brumadinho em janeiro de 2019. A localidade foi afetada quando a adutora do Rio Pará, que leva água até a Estação de Tratamento de Água (ETA) em Pará de Minas, precisou passar pelas ruas da comunidade.
Diante disso, após um acordo com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a mineradora, parte da compensação será destinada a comunidade. Obras e melhorias serão feitas na localidade e em contrapartida, o município ficará responsável por construir a nova sede da Escola Municipal Marechal Deodoro.
A possibilidade da obra foi repassada aos moradores que tiveram um prazo para analisar a proposta, que dias depois foi aceita. Com isto, a Prefeitura de Pará de Minas iniciou o projeto e após aprovado, foi publicado o edital para contratar a empresa responsável.
Após todos os trâmites burocráticos que exigem uma licitação, o contrato enfim foi assinado. Com vigência de 24 de janeiro de 2022 a 26 de julho de 2023, a Construtora DNZ Eireli receberá R$ 2.989.604,87 para executar o serviço. A ordem de serviço será assinada em breve para início das obras.
A nova Escola Municipal Marechal Deodoro de Meireles tem como base o projeto Espaço Educativo Rural e Urbano, que é do Ministério da Educação, Fundo Nacional de Educação Básica (Fundeb) e Coordenação Geral de Infraestrutura.
O projeto contempla seis salas de aula, uma biblioteca e sala de informática, um pátio coberto.
Serão construídas ainda uma quadra poliesportiva coberta com vestiários, um almoxarifado, uma sala de arquivo, sala da diretoria, secretaria, sala dos professores, dois sanitários, uma área de serviço, cozinha, depósito e despensa.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.