O que é alienação parental? Advogada explica e alerta que pais e mães podem ser penalizados

A pandemia do novo coronavírus mudou a rotina de todas as famílias. Pais separados também tiveram que se adaptar às mudanças. Quem tinha guarda compartilhada, por exemplo, teve pedido para que não pegasse o filho para evitar que a criança ficasse exposta ao vírus.

Já em outros casos, como do direito a ficar com a criança a cada 15 dias, muitas mães solicitaram que esta visita fosse adiada e o contato permanecesse apenas por telefone, até mesmo por vídeo chamada por exemplo.

Quando o pai ou a própria mãe não aceitam a situação em comum acordo é preciso levar o caso à justiça e aí o juiz é quem vai decidir baseado no que é melhor para a criança.

Este e outros assuntos foram debatidos nesta terça-feira, 8 de setembro, pela advogada especialista em Direito de Família Janine Batista Lemos, que foi a convidada do PGR – Papo com Geraldo Rodrigues. O PGR é apresentado de segunda a sexta-feira, das 13 às 15 horas, pelo Portal GRNEWS, no canal do Youtube grnewsnoticias. Durante o programa todos podem participar com mensagens através do canal no Youtube ou pelo WhatsApp (37) 99915-0644.

Segundo a advogada, muitos acreditam que neste momento o direito de ficar com o filho é tirado deles e com isso
acontecem os conflitos familiares:

Janine Batista Lemos
janineblalienparen1

Entre os principais conflitos está a alienação parental, que é quando utiliza o filho para falar mal do outro:


Janine Batista Lemos
janineblalienparen2

A advogada cita exemplos comuns do dia a dia que são interpretados como alienação parental. E o pior de tudo isso, é que além de gerar estes conflitos familiares, pode traumatizar a criança:

Janine Batista Lemos
janineblalienparen3

A penalidade para quem pratica a alienação parental vai depender do juiz do caso, mas segundo a advogada, o pai ou mãe podem ter as visitas suspensas

e até mesmo perder o “poder de pai ou mãe” em relação ao filho, tudo isso até quando perdurar a alienação.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!