Secretaria autuará quatro empresas e uma será embargada por lançarem efluentes que mataram peixes no Ribeirão Paciência

A mortandade peixes decorrentes de poluentes no Ribeirão Paciência, constatada no mês de julho, chamou a atenção da população de Pará de Minas. Sobraram críticas para as descargas de efluentes no ribeirão e a maioria das pessoas cobrou ação por parte da gestão municipal para punir os infratores.

Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, em 25 de julho, o secretário municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, José Hermano Oliveira Franco, afirmou que sua equipe havia intensificado a fiscalização.

Destacou que o monitoramento das águas do Ribeirão Paciência e de outros mananciais, como Córrego Água Limpa, é realizado regularmente. Porém, devido a mortandade de peixes os fiscais ampliaram as vitorias para detectar os responsáveis pela poluição.

Disse ainda que o Município de Pará de Minas não pode proibir as empresas de lançares seus efluentes no Ribeirão Paciência. Para isso, é preciso uma ação política para mudar a legislação estadual, através da qual, o Governo de Minas Gerais permite que as empresas joguem seus efluentes ou esgoto em cursos d’água, como o Ribeirão Paciência. Salientou que caso a medida não seja tomada de forma permanente, que mude pelo menos durante o período de seca, quando a quantidade de água nos mananciais reduz drasticamente.

Na mesma ocasião, disse que a fiscalização continuaria colhendo amostras para análise da água, com o objetivo de detectar de onde vinha a descarga de poluentes. Após esse processo, seriam tomadas as medidas cabíveis.

Nesta quinta-feira, 8 de agosto, o Portal GRNEWS, recebeu nota emitida pela Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, informando que o trabalho foi concluído. Como resultado, quatro empresas serão autuadas e uma delas embargada pela descarga de poluentes no Ribeirão Paciência.

Veja abaixo a íntegra da nota:
“A Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, informa a conclusão do processo de investigação das causas da poluição no Ribeirão Paciência observada em meados de julho. O problema foi denunciado por centenas de denúncias divulgadas por veículos de comunicação, redes sociais e também registrado através de manifestações na Ouvidoria Municipal. Todas essas queixas relatavam alta mortandade de peixes, mau odor, alterações na cor da água e perceptíveis camadas de óleo, em vários pontos do ribeirão.

Com o objetivo de identificar as origens dos problemas e evitar a degradação do curso d’água, técnicos da Secretaria realizaram inspeção em toda a sua calha na região urbana de Pará de Minas. Durante essas vistorias, foram coletadas diversas amostras que seguiram para análises físico-químicas em laboratório especializado, credenciado pelo Município. Os laudos, emitidos nessa quarta, 7, indicaram resultados fora das normativas da legislação vigente, com alto comprometimento à qualidade da água e, consequentemente, ao meio ambiente.

Como resultado, a Prefeitura de Pará de Minas inicia nesta quinta-feira, 8 de agosto, a aplicação de autos de infrações a quatro empresas responsáveis pelo lançamento irregular de efluentes poluidores no Ribeirão Paciência. Uma delas será também embargada.

Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente

Prefeitura de Pará de Minas”

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!