Vale mantém distribuição de água a paraminenses impactados pela interrupção da captação de água no Paraopeba

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

Moradores impactados de Pará de Minas e outros 15 municípios da bacia do Paraopeba receberam, até maio, 1,2 bilhão de litros de água pela Vale. A entrega tem sido feita com regularidade em cerca de 620 pontos, desde fevereiro de 2019. A medida é necessária por causa da interrupção da captação de água no rio Paraopeba, recomendada pelo Igam em 2019 no trecho de 250 km entre Brumadinho e Pompéu.

O recurso é usado para consumo humano, irrigação e consumo dos animais. Antes de cada entrega, o motorista mede o teor de cloro da remessa. Uma empresa de auditoria técnica independente contratada para atender ao Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) também faz análises como contraprova. Até o momento, 100% das amostras estavam em conformidade com as legislações.

As condições de armazenamento de água também têm sido aprimoradas. Nessa frente, moradores da região já receberam 1.712 novas caixas d’água e 195 bombas hidráulicas. Além disso, 716 propriedades passaram a contar com interligação hidráulica. Os municípios impactados também receberam 360 captações de recursos hídricos, superficiais e subterrâneas, como poços, além de sistemas de tratamento de água para adequação aos padrões de potabilidade.

Com a medida, a Vale destaca o compromisso com a entrega de projetos que contribuam para que as pessoas impactadas retomem suas rotinas. Em caso de dúvidas, as pessoas também podem procurar o canal de atendimento para a comunidade pelo telefone 0800-0310831.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!