História protegida: projeto de prevenção a incêndio é implantado no Muspam

O imóvel que abriga o Museu Histórico de Pará de Minas (Muspam) é considerado o mais antigo da cidade. Ele foi a residência de Manuel Baptista, o Patafufo, um dos fundadores de Pará de Minas. Construído no século XVIII, era a sede da fazenda que recebia grande fluxo de mineradores entre Sabará e Vila de Pitangui.

Em 1905, o prédio foi comprado por Adelino Cardoso Ferrão Castelo Branco, cuja família o vendeu à Prefeitura de Pará de Minas em janeiro de 1980, durante a gestão do prefeito José Porfírio de Oliveira.

A partir de 1982 passou a ser sede de alguns setores da Prefeitura, como escola de música, Associação de Arte e Cultura, Banda de Música Lira Santa Cecília, e até a carpintaria do Município.

Em 1984 passou a ser então o Muspam, sendo tombado como patrimônio histórico do Município em 1998. Várias melhorias foram realizadas no prédio, reinaugurado em 2014.

Como o imóvel é antigo e faz parte da história de Pará de Minas sempre passa por manutenções e melhorias, a fim de manter a originalidade em cada detalhe.

Agora a Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional investiu em um projeto de segurança e prevenção de incêndio, para proteger o acervo do Muspam. Foram instalados alarmes, extintores de incêndio, detectores de fumaça e sinalização preventiva como contou a diretora Ana Maria Campos:

Ana Maria Campos
anamariasegurancaincendio1


O Muspam retornou parcialmente às atividades no dia 22 de abril. Por causa da pandemia do novo coronavírus o serviço é interno e os funcionários adotaram medidas preventivas. Promoções anteriormente planejadas e visitas estão suspensas temporariamente.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!