Conselheira ambiental pede apoio da Câmara Municipal para preservar áreas verdes e nascentes


Durante a reunião da Câmara Municipal de Pará de Minas realizada na segunda-feira, 6 de fevereiro, a tribuna livre foi usada pela maioria dos vereadores e também por cidadãos que fizeram o requerimento para abordar algum tema de interesse público.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Na oportunidade a conselheira ambiental Sônia Naime fez uso da palavra durante alguns minutos. Ela integra o Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente (CODEMA) e foi até a sede do Poder Legislativo Municipal para pedir o envolvimento dos vereadores com as questões ambientais.

Uma sugestão foi utilizar o georreferenciamento como uma ferramenta de identificação e mapeamento de todas as nascentes do município. A partir dessas informações, desenvolver critérios para o desenvolvimento urbano.

O objetivo é promover um crescimento sustentável em Pará de Minas, preservando as áreas verdes e as nascentes de ribeirões e córregos. A especialista afirmou que a prefeitura precisa negociar com os empreendedores.

Segundo ela, o poder público deveria convidar todos os empresários que estão fazendo loteamentos e mostrar quais as áreas serão preservadas e que não poderão receber qualquer tipo de construção.

Sônia Naime ressalta que a prefeitura deveria negociar as áreas verdes que são propriedades particulares. Essa seria uma medida importante para evitar que novos empreendimentos imobiliários sequem nascentes:

Sônia Naime
areasverdessonianaime1


A ambientalista lembrou que o Plano Diretor do Município elaborado no ano de 2006 prevê o mapeamento de todas as nascentes. Porém, esse trabalho não foi realizado 11 anos depois e a situação hídrica vem se agravando:

Sônia Naime
areasverdessonianaime2

Todos os vereadores ouviram atentamente as colocações da educadora ambiental e se colocaram à disposição para elaborar qualquer projeto que disponha sobre a preservação de áreas verdes e de nascentes.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!