Diálogo Lula-Trump gera otimismo e Alckmin vê avanços nas negociações

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, classificou como “muito positiva” a conversa de 30 minutos realizada por videoconferência entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ontem (6).

Alckmin expressou grande entusiasmo com o resultado do encontro, afirmando aos jornalistas que o governo está “muito otimista que a gente vai avançar”. Ele até comentou que o diálogo foi “melhor até do que esperávamos”, indicando que a reunião deve render desdobramentos importantes.

Disposição para o diálogo e canais abertos
O vice-presidente destacou que Lula enfatizou a disposição do Brasil para o diálogo e para a negociação com o governo americano. Segundo Alckmin, essa abertura foi bem recebida, o que rendeu a troca de telefones pessoais entre os presidentes para estabelecer uma via de comunicação direta.

Além disso, Alckmin confirmou que Trump designou o secretário de Estado, Marco Rubio, como o interlocutor para dar continuidade às negociações com a equipe brasileira.

Próximos passos e a questão tarifária
Em relação às tarifas de exportação impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, Alckmin afirmou que a conversa terá “próximos passos”, mas pediu cautela, dizendo que é necessário “aguardar” os desdobramentos.

O vice-presidente revelou que Lula defendeu que as sanções aplicadas contra autoridades brasileiras não são justas e que o tema deve ser rediscutido entre os países. A expectativa do governo brasileiro é alcançar uma solução de “ganha-ganha” na relação, com investimentos recíprocos e o equacionamento da questão tarifária.

Alckmin finalizou dizendo que, no momento, ainda não há uma nova reunião agendada entre os representantes dos governos do Brasil e dos Estados Unidos. Com informações da Agência Brasil

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!