Centro de Equoterapia de Pará de Minas realiza 250 atendimentos mensais a pacientes com paralisia cerebral e autismo

A equoterapia é um método terapêutico utilizado cada vez mais para a recuperação de pacientes com deficiência ou necessidades especiais. Uma abordagem feita com o cavalo ajuda na reabilitação destas pessoas, com ganhos imensuráveis.

Em Pará de Minas, há seis anos, são ofertadas sessões de equoterapia gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde, que através de uma licitação contrata uma empresa que oferece este serviço.

Nesta segunda-feira, 6 de setembro, o Papo com Geraldo Rodrigues – PGR – programa exibido de segunda a sexta-feira, de 13 às 15 horas, no canal grnewsnoticias no Youtube, recebeu o fisioterapeuta Orlando Inácio Almeida Silva, que é o responsável pelo Centro de Equoterapia Fernando de Melo Franco, que funciona nas dependências do Porque de Exposições Francisco Olivé Diniz.


Há mais de seis anos o serviço é ofertado em Pará de Minas ajudando famílias inteiras. Os pacientes atendidos conseguem uma melhora significativa, trazendo mais independência e qualidade de vida:

Orlando Inácio Almeida Silva
orlandoiasequo1

O fisioterapeuta destaca ainda a importância do cavalo nesta reabilitação dos pacientes:


Orlando Inácio Almeida Silva

orlandoiasequo2

Atualmente são prestados em média 250 atendimentos por mês, sendo que cada paciente faz uma sessão por semana. Em cada situação, o fisioterapeuta avalia a situação e define qual tratamento é o mais indicado:

Orlando Inácio Almeida Silva
orlandoiasequo3

A equoterapia é indicada para vários tipos de patologia, sendo que em Pará de Minas a maioria dos pacientes tem paralisia cerebral ou autismo, apresentando resultados positivos.

Ele explica como acessar o serviço gratuitamente através do convênio com a Secretaria Municipal de Saúde:

Orlando Inácio Almeida Silva
orlandoiasequo4

Entre os benefícios ofertados pela equoterapia serão os físicos, psíquicos, educacionais e sociais de pessoas com necessidades especiais. Para acessar o serviço é preciso procurar uma Unidade Básica de Saúde ou o Centro Especializado em Reabilitação (CER III) da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!