Equipes realizam Mutirão de Limpeza no Padre Libério com objetivo de evitar nova epidemia de Dengue

Desde o mês de dezembro de 2018 a Secretaria Municipal de Saúde vem intensificando os mutirões de limpeza com o objetivo de diminuir os focos do mosquito transmissor da Dengue, Zika vírus e Febre chikungunya.

O Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa) realizado entre 14 e 19 de janeiro e constatou que o índice de infestação do mosquito é de 2.4, o município se tornou médio risco para uma epidemia do mosquito. O Ministério da Saúde preconiza que esse índice deve ficar menor que 1% para evitar riscos de epidemia.

Nos dias 28 de fevereiro e 1º de março os agentes da Vigilância em Saúde realizaram mutirão de limpeza no bairro Santos Dumont e toneladas de materiais que acumulam água foram recolhidos. Nesta quinta-feira (7) e sexta-feira, 8 de março, o mutirão de limpeza está sendo realizado no bairro Padre Libério.

O secretário municipal de Saúde Paulo Duarte reforça a importância de a população se conscientizar. Alega que ao armazenar água, muitos estão colocando cloro para que o mosquito não ponha seus ovos na água parada. Segundo ele o momento é decisivo pra evitar uma epidemia:


Paulo Duarte
pauloduartemutiroes1

Os agentes do Departamento de Vigilância em Saúde e os caminhões de limpeza percorrem os bairros definidos durante todo o dia, sempre na quinta e na sexta-feira, como ocorre hoje a amanhã no Santos Dumont. Mas não é qualquer material que pode ser descartado, como explica Paulo Duarte:

Paulo Duarte
Pauloduartemutiroes2

Os mutirões de limpeza continuarão durante todo o mês de março. Nos dias 14 e 15 os agentes estarão no bairro JK. Nos dias 21 e 22 de março nos bairros Nossa Senhora das Graças, Independência e Vila Sinhô, e nos dias 28 e 29 de março, no Belvedere e prolongamentos.

No último LIRAa realizado, os bairros com maior índice de infestação foram Providência, São Luiz, Recanto da Lagoa e Vila Ferreira.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!