Quase 100 adolescentes engravidaram em Pará de Minas em 2020 e ações pretendem conscientizar meninas

Adolescentes, pessoas com idade entre 10 e 20 anos incompletos, representam em média 30% da população mundial. Estima-se que somente no Brasil a proporção é de 23%. A Organização Mundial da Saúde (OMS) destacou entre os principais problemas de saúde nesta faixa etária, em todos os países, a gravidez, que por si só não é um problema mas que devido à idade das mães podem ocorrer complicações tanto para a jovem garota como também para o feto e o recém-nascido.

No Brasil a taxa de gestação na adolescência é de 400 mil casos por ano. O número é significativo e requer medidas urgentes, por isso são sempre realizadas campanhas e ações para conscientizar as meninas.

Em Pará de Minas as ações realizadas ao longo dos anos têm surtido efeito. Em 2016 sete meninas entre 10 e 14 anos e outras 128 entre 15 e 19 anos ficaram grávidas. Já em 2017 foram seis entre 10 e 14 anos e 142 meninas grávidas com idade entre 15 e 19 anos.

Já em 2018, três meninas entre 10 e 14 anos ficaram grávidas, enquanto 128 tinham entre 15 e 19 anos. Na primeira fase da adolescência, duas garotas engravidaram e outras 90 anos tinham entre 15 e 19 anos.

A enfermeira coordenadora da Atenção à Saúde da Mulher e da Criança Juliana Machado destaca ao Portal GRNEWS a situação atual. Em 2020, duas meninas com idade entre 10 e 14 anos engravidaram e outras 97 tinham entre 15 e 19 anos.

Juliana Machado cita ainda a falta de comunicação entre os adolescentes e a família. Pais e mães não conversam, nem apoiam a participação dos jovens em ações de prevenção, e eles também não procuram os pais quando precisam de ajuda. Alerta para a necessidade de os pais ou responsáveis dialogarem sobre gravidez na adolescência e para isso ações nas escolas são realizadas quando possível, em razão da pandemia:


Juliana Machado
julianamachadgravadol1

Quando a adolescente está grávida, deve procurar o quanto antes a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro onde mora. Como na maioria das vezes a gravidez é de risco devido a idade e vários outros fatores, é preciso fazer um acompanhamento completo:

Juliana Machado
julianamachadgravadol3

Juliana Machado cita ainda a importância da prevenção:

Juliana Machado
julianamachadgravadol4

Outro ponto importante e que precisa ser discutido. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 75% das meninas menores de 20 anos que engravidam estão fora da escola, o que sugere consequências sociais e econômicas. Isso sem contar as emocionais, que mexem muito com as jovens mães.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!