Vale segue cumprindo prazos e Águas de Pará de Minas trabalha para evitar racionamento

Após o rompimento da barragem da mineradora Vale em Brumadinho em 25 de janeiro de 2019, cujos rejeitos poluíram o Rio Paraopeba e foi proibida a utilização da água bruta, a concessionária que presta o serviço de abastecimento e tratamento do esgoto em Pará de Minas está tomando todas as providências para evitar um racionamento no município.

No dia 18 de março a concessionária Águas de Pará de Minas, Município e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Vale, responsável pela catástrofe ambiental e humana, que terá algumas responsabilidades em Pará de Minas, especialmente se tratando do abastecimento de água.

A mineradora Vale terá que perfurar poços artesianos, colocar em funcionamento um reservatório já existente entre os córregos Moreira e Cova Danta e construir a adutora do Rio Pará.

A Águas de Pará de Minas além de ajudar nos estudos que são realizados anteriormente a cada etapa de construção, têm fiscalizado o trabalho e os prazos da mineradora.

O reservatório em Córrego do Barro já está pronto e tudo dentro do cronograma como garante o superintendente da concessionária Thiago Contage Damaceno:


Thiago Contage Damaceno
thiagocontagevale1

Quanto ao abastecimento, os mananciais têm conseguido suprir as necessidades dos paraminenses por enquanto.

Entre os compromissos firmados pela Vale há a perfuração dos poços artesianos que devem ter uma vazão de 25 litros por segundo. O trabalho já teve início e tem prazo de conclusão até junho, como consta no TAC:

Thiago Contage Damaceno
thiagocontagevale2

Outro compromisso firmado foi a construção da adutora de 47 quilômetros que trará água do Rio Pará até a Estação de Tratamento de Água (ETA) localizada no bairro Nossa Senhora das Graças. A obra deve ser entregue até maio de 2020. Estudos e análises continuam sendo feitas para em breve as obras terem início:

Thiago Contage Damaceno
thiagocontagevale3

Desde que venceu a licitação e começou a operar em Pará de Minas a concessionária tem investido em melhorias e ações para evitar um racionamento de água no município. Um dos trabalhos feitos foi a construção de um grande depósito de água bruta em um terreno próximo a Penitenciária Dr. Pio Canedo.

Thiago Contage Damaceno diz que após o início da construção da adutora, caso necessário, o depósito poderá ser utilizado:

Thiago Contage Damaceno
thiagocontagevale4

Caso a mineradora Vale não cumpra o acordo firmado com o Município, Águas de Pará de Minas e Ministério Público de Minas Gerais, terá que pagar multa diária é de R$100 mil.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!