Igreja Católica inicia a Campanha da Fraternidade 2019 propondo ampla discussão sobre as políticas públicas

O período da Quaresma começa nesta Quarta-Feira de Cinzas, 6 de março. Hoje também a Igreja no Brasil inicia a Campanha da Fraternidade 2019 que este ano traz como tema: “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça”. (Is 1,27).

A proposta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é provocar uma reflexão sobre como as políticas públicas impactam a vida cotidiana das pessoas. Também será um momento oportuno para mostrar a realidade e chamar a atenção de que ainda é preciso lutar por garantias de direito para a população, em especial, as mais pobres.

O administrador da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade em Pará de Minas, padre Charley Marcelino Silva, afirma que quando se fala em políticas públicas, não se trata da política partidária que ganhou até tom pejorativo. A questão é bem mais ampla que isso:


Padre Charley Marcelino Silva
padrecharleyfcf1

Acrescenta que o papel da Igreja Católica é bem maior que o fato de favorecer a criação de políticas públicas. Também deve se associar a entidades que promovem a justiça e o direito em favor de todos:

Padre Charley Marcelino Silva
padrecharleyfcf2

Diz ainda que a ação de voluntários que ajudam as vítimas da tragédia de responsabilidade da mineradora Vale em Brumadinho, após o rompimento de uma das barragens, é uma questão emergencial e não pode ser confundida como ato de política pública, e sim uma reação indignada ao desastre:

Padre Charley Marcelino Silva
padrecharleyfcf3

Para demonstrar que a Igreja Católica está agindo para que desastres como os de Mariana e Brumadinho não se repitam, exemplifica que os bispos do Regional Leste II da CNBB estiveram reunidos com o governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) para discutir temas como este:

Padre Charley Marcelino Silva
padrecharleyfcf4

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) preparou um documentário sobre a Campanha da Fraternidade 2019 que explica o processo e o ciclo das políticas e apresenta experiências da própria Igreja com ações concretas que fazem diferença na vida de milhares de pessoas que tanto necessitam.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!