Você sabe ser grato? Agradece e comemora até as pequenas conquistas? Psicóloga analisa
Uma pandemia mundial, milhares de mortos, milhões de doentes, pessoas que perderam o emprego devido à recessão econômica, gente que teve tudo de material levado embora por causa de chuvas fortes. Mesmo assim ainda há quem agradeça. Por ter acordado, por receber o bom dia de alguém especial ou até mesmo um desconhecido, por realizar um sonho, por estar vivo e lutando pela vida.
O sentimento de ter estas atitudes positivas, mesmo que em pequenos detalhes, chama-se gratidão. Palavra que foi muito utilizado no ano passado onde especialistas, em meio a uma pandemia que pegou todos de surpresa e o normal não existe mais, ensinam a sentir e ter, mesmo que nas pequenas coisas, nos mínimos avanços diários.
Nesta quarta-feira, 6 de janeiro, o Brasil comemora o Dia da Gratidão. Mas afinal o que é ser grato a alguma coisa? A psicologia responde e o Portal GRNEWS conversou com a psicóloga Marina Saraiva:
Marina Saraiva
marinsaraivgratidao1
É possível passar a ser grato pelas coisas? Marina Saraiva dá dicas para quem quer aprender a ser mais feliz, já que estudos comprovam que quem é grato sente mais felicidade:
Marina Saraiva
marinsaraivgratidao2
Quem não quiser escrever, também pode pensar nos motivos para sentir gratidão:
Marina Saraiva
marinsaraivgratidao3
A psicóloga destaca ainda que especialmente em momentos difíceis as pessoas devem focar em ser gratas:
Marina Saraiva
marinsaraivgratidao4
Para especialistas, a sensação de agradecimento faz o cérebro humano reagir aumentando o nível de dopamina, que é o neurotransmissor responsável pelo bem estar, humor e prazer. Com isso, quanto mais dopamina liberada, mais feliz e satisfeita a pessoa se sente.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.