Você sabe ser grato? Agradece e comemora até as pequenas conquistas? Psicóloga analisa

Uma pandemia mundial, milhares de mortos, milhões de doentes, pessoas que perderam o emprego devido à recessão econômica, gente que teve tudo de material levado embora por causa de chuvas fortes. Mesmo assim ainda há quem agradeça. Por ter acordado, por receber o bom dia de alguém especial ou até mesmo um desconhecido, por realizar um sonho, por estar vivo e lutando pela vida.

O sentimento de ter estas atitudes positivas, mesmo que em pequenos detalhes, chama-se gratidão. Palavra que foi muito utilizado no ano passado onde especialistas, em meio a uma pandemia que pegou todos de surpresa e o normal não existe mais, ensinam a sentir e ter, mesmo que nas pequenas coisas, nos mínimos avanços diários.

Nesta quarta-feira, 6 de janeiro, o Brasil comemora o Dia da Gratidão. Mas afinal o que é ser grato a alguma coisa? A psicologia responde e o Portal GRNEWS conversou com a psicóloga Marina Saraiva:


Marina Saraiva

marinsaraivgratidao1

É possível passar a ser grato pelas coisas? Marina Saraiva dá dicas para quem quer aprender a ser mais feliz, já que estudos comprovam que quem é grato sente mais felicidade:

Marina Saraiva
marinsaraivgratidao2

Quem não quiser escrever, também pode pensar nos motivos para sentir gratidão:

Marina Saraiva
marinsaraivgratidao3

A psicóloga destaca ainda que especialmente em momentos difíceis as pessoas devem focar em ser gratas:

Marina Saraiva
marinsaraivgratidao4

Para especialistas, a sensação de agradecimento faz o cérebro humano reagir aumentando o nível de dopamina, que é o neurotransmissor responsável pelo bem estar, humor e prazer. Com isso, quanto mais dopamina liberada, mais feliz e satisfeita a pessoa se sente.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!