Agentes realizam mutirões de limpeza contra à Dengue nas regiões dos bairros Jardim das Piteiras e São Pedro em Pará de Minas
O Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde mostra que o Brasil já ultrapassou a marca de 6,5 milhões casos prováveis de Dengue ao longo de 2024.
Os dados também confirmam que a doença causou mais de 5.800 mortes e outras 1.100 suspeitas continuam sendo investigadas. Revela ainda que o coeficiente de incidência brasileiro é de 3.245 casos de dengue para cada 100 mil habitantes.
O estado de Minas Gerais está em segundo no ranking nacional com 1,6 milhão de casos, ficando atrás apenas do estado de São Paulo que lidera com 2,1 milhões de casos prováveis de Dengue.
O Município de Pará de Minas já registrou neste ano de 2024 cerca de 15 mil casos de Dengue e Febre Chikungunya. Estas arboviroses também causaram 13 mortes na cidade, sendo 10 por Dengue (outra segue em investigação) e três mortes provocadas pela Chikungunya.
Para evitar que o cenário piore ainda mais neste período chuvoso, a Secretaria Municipal de Saúde continua realizando mutirões de limpeza para recolher materiais inservíveis que estejam nos quintais das residências acumulando água. Esses recipientes facilitam o surgimento de focos do mosquito Aedes aegypt, transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e outras arboviroses.
Outros dois mutirões estão confirmados para esta semana em regiões distintas de Pará de Minas. Um deles no Bairro Jardim das Piteiras e adjacências e outro no São Pedro e bairros vizinhos, como informa a secretária municipal de Saúde, Ana Clara Teles Meytre, reforçando a importância da colaboração dos moradores:
Ana Clara Teles Meytre
anamutiroes1
Além destes mutirões a serem realizados nos bairros Serra Verde, Jardim das Piteiras, Jardim das Piteiras II e Chácara Dom Bosco, São Pedro, União e Califórnia, outras ações semelhantes já ocorreram.
Na semana passada as equipes realizaram o mutirão de limpeza na Vila Ferreira. Anteriormente, foram recolhidos oito caminhões de materiais inservíveis que acumulam água no Bairro Providência.
É importante que todos tenham em mente que ninguém está livre da picada do mosquito e contrair Dengue e Febre Chikungunya, que podem causar a morte das pessoas.
A recomendação dos Agentes de Combate a Endemias é que cada cidadão tire 10 minutos por semana para vistoriar seu quintal e eliminar materiais inservíveis que possam acumular água, evitando assim o surgimento de novos focos do mosquito Aedes aegypt, transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e outras arboviroses.
Em caso de dúvidas sobre o mutirão de limpeza para combater o mosquito Aedes aegypt, transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e outras arboviroses os cidadãos paraminenses podem ligar para o telefone: 37 3231-7722 e falar com a equipe de Vigilância em Saúde Ambiental.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.