Empresas poderão ser obrigadas a pagar salários de funcionários que ficarem afastados por até 120 dias

Quando um funcionário se acidenta ou por algum outro motivo, precisa, atualmente, se afastar do trabalho, ele tem o salário pago pelo empregado nos primeiros 15 dias e a partir daí o pagamento é garantido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Mas uma nova determinação do governo pode mudar esta relação trabalhista.

A Medida Provisória (MP) nº 891 foi editada pelo governo federal e aprovada por uma comissão do Senado Federal no último dia 30 de outubro. Nela, o funcionário será pago pelo próprio empregador, e não mais pelo INSS.

A medida prevê também que os valores pagos ao trabalhador serão descontados nos impostos pagos pelo empresário ao Instituto.

Segundo especialistas, o governo não mexe no caixa para pagar este trabalhador, mas também não recebe o que é devido pelos empregadores. Uma medida, segundo eles, que não fará diferença para o brasileiro, nem para o governo.

Sobre o assunto em discussão, a reportagem do Portal GRNEWS conversou com o advogado especialista em Direito Previdenciário, Bernardo Lucca, que explicou detalhes da medida provisória:

Bernardo Lucca
bernardoluccampinss1


A MP também prevê que alguns empresários não entram nesta nova modalidade, como é o caso dos microempreendedores individuais:

Bernardo Lucca
bernardoluccampinss2

Além dos microempreendedores individuais, caso seja aprovada, a regra não atingirá pequenas cooperativas, trabalhadores domésticos, contribuintes individuais, trabalhadores avulsos e empregados rurais.

O prazo de votação é até 3 de dezembro.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!